A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, destacou durante sua visita na Fazenda Jotabasso, em Ponta Porã, a importância do sistema sindical para o desenvolvimento do agro nacional e estadual.
No evento, a ministra enfatizou o papel da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), das federações e dos sindicatos rurais. "Nós precisamos cada vez mais dessas entidades para defender o produtor rural. Nós precisamos muito das nossas federações e da CNA, que são instituições respeitadas", salientando a importância da união do setor.
O presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, disse que "uma pesquisa realizada pela CNA mostra que entre as demandas do setor estão o acesso ao crédito, o alto custo produtivo e a infraestrutura. Efetivamente aqui, é um exemplo do Brasil que dá certo".
Inauguração
O evento na fazenda Jotabasso serviu para inaugurar um armazém de sementes moderno para atender a demanda interna do insumo, atualmente, em sua maioria, importado pelos produtores. Um dos anfitriões do evento, o presidente do Conselho Administrativo da Jotabasso, José Américo Basso, afirmou: "Alcançar essa estrutura atual é o resultado de um trabalho desenvolvido há mais de 50 anos".
A ampliação da infraestrutura de armazéns da propriedade aumenta em 50% a capacidade de armazenamento de grãos e sementes. Para o governador de MS, Reinaldo Azambuja, o setor rural oportuniza desenvolvimento ao estado. "A área destinada ao plantio de soja está prevista em 3 milhões de hectares. Isso gera oportunidades. Precisamos melhorar a logística para aumentar a competitividade".
O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Paulo Corrêa, acrescentou: "Esse é o Brasil que tem dado certo". Do mesmo modo, o prefeito do município, Hélio Peluffo Filho, enfatizou: "O agro sustenta o município, o estado e a nação".
Participaram do evento o secretário de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; o secretário da Semagro, Jaime Verruck; o superintendente da SFA, Celso Martins; o deputado estadual, Gerson Claro; o secretário Especial de Articulação Política, Sérgio de Paula; o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke; o vice-presidente da Associação, André Dobaschi; e os presidentes dos sindicatos rurais de: Ponta Porã, André Cardinal; de Dourados, Lúcio Damalia; de Caarapó, Carlos Eduardo Macedo Marques, além de outras lideranças locais.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MS Nutri avança e prevê novo espaço para processamento de alimentos na CEASA

Faltando quatro dias, mais de 4 mil cadastros de soja ainda não foram finalizados em MS

Luan Santana é confirmado como primeira atração da Expogrande 2026

Avicultura propõe escola para formação de mão de obra em Mato Grosso do Sul

Desoneração do peixe marca ano de conquistas do agro sul-mato-grossense

Agropecuária e agroindústria impulsionam PIB e espalham crescimento em MS, aponta IBGE

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS

Projeto Irriga Forte entrega kits de irrigação a produtores na terça-feira

Candidatos aprovados para funções de coveiro e pedreiro são convocados na Capital

Tereza Cristina Inaugra armazém de sementes em fazenda no município de Ponta Porã (Assessoria)



