Menu
Menu
Busca terça, 24 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Brasil

Auxílio-doença poderá ser liberado sem perícia presencial

A decisão vale para casos com documentação médica completa e tem limite para afastamento de até 30 dias

24 março 2026 - 12h35Sarah Chaves

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (24) muda as regras para concessão do auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) pelo INSS. A partir de agora, o benefício poderá ser liberado ou negado com base apenas na análise de documentos médicos, sem necessidade de perícia presencial em todos os casos.

A medida prevê que o segurado envie laudos, atestados e exames pelos canais de atendimento do INSS. Esses documentos serão avaliados pela Perícia Médica Federal, que vai emitir um parecer técnico para decidir se concede ou não o benefício.

Para isso, os documentos precisam estar legíveis, sem rasuras e com informações como diagnóstico, data, identificação do paciente e do profissional de saúde.

A portaria também estabelece limite. O auxílio concedido por análise documental não pode ultrapassar 30 dias, somando todos os períodos. Caso o trabalhador precise de mais tempo afastado, será necessário pedir prorrogação, podendo haver perícia presencial ou por telemedicina.

Outro ponto é que, em casos de suspeita ou inconsistência nos documentos, o INSS pode encaminhar o segurado para perícia presencial. Além disso, quem tiver o pedido negado pode recorrer em até 30 dias. A norma também reforça que apresentar documentos falsos é crime e pode gerar devolução de valores e outras punições.

A nova regra passa a valer a partir de 30 de março e, segundo o governo, busca agilizar a análise dos pedidos e reduzir filas no sistema previdenciário.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ministro André Mendonça
Brasil
Mendonça determina prorrogação da CMPI do INSS no Congresso
Imagem de agentes da Polícia Federal
Polícia
Investigação da Polícia Federal mira esquema eleitoral com indícios de 'rachadinha' no RJ
Foto: Fábio Rogério
Brasil
Lei autoriza farmácias dentro de supermercados em todo o país
Governador integra abertura do evento - Foto: JD1
Política
Governador destaca impacto econômico e científico da COP15 em Mato Grosso do Sul
Duas crianças são encontradas mortas dentro de carro em SP
Brasil
Duas crianças são encontradas mortas dentro de carro em SP
Romeu Zema (Novo) e Mateus Simões (PSD) durante solenidade de transferência do cargo
Brasil
Zema deixa governo de Minas para disputar a Presidência
Soldado de 18 anos morre durante treino de corrida do Exército
Brasil
Soldado de 18 anos morre durante treino de corrida do Exército
Foto: Leonardo Sá/Agência Senado
Brasil
CPI ouve ex-chefe do BC investigado por fraudes ligadas ao Banco Master
Dario Durigan, ministro da Fazenda
Brasil
Fazenda deve apresentar alternativas se estados não reduzirem imposto do diesel
Foto: TRE-PB
Brasil
Justiça Eleitoral convoca mesários voluntários para as eleições

Mais Lidas

Soldado de 18 anos morre durante treino de corrida do Exército
Brasil
Soldado de 18 anos morre durante treino de corrida do Exército
Tiroteio termina com duas pessoas feridas em Campo Grande
Polícia
Tiroteio termina com duas pessoas feridas em Campo Grande
Bombonato morreu com um tiro na boca
Polícia
Trabalhador é morto enquanto aguardava pagamento em fazenda de Rio Verde
Canivetes foram apreendidos pela equipe da Polícia Militar
Polícia
Três alunos são flagrados com canivetes em escola de Campo Grande