Menu
Busca sexta, 07 de maio de 2021
(67) 99647-9098
Sebrae
Brasil

Bolsonaro escreve carta a Biden e se compromete a "eliminar o desmatamento ilegal"

A Biden, ele assegurou seu engajamento na busca de “compromissos e resultados ambiciosos”

15 abril 2021 - 12h12Sarah Chaves com informações da Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro escreveu ao presidente americano Joe Biden, uma carte se comprometendo a acabar com o desmatamento ilegal até 2030, admitindo o aumento da taxa de desmatamento a partir de 2012

“Queremos reafirmar neste ato, em inequívoco apoio aos esforços empreendidos por V. Excelência, o nosso compromisso em eliminar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030”, escreveu Bolsonaro.

Para alcançar essa meta de desmatamento zero, Bolsonaro diz que o país precisará de “recursos vultuosos e políticas públicas abrangentes”. Segundo ele, nesse âmbito, o Brasil quer contar com apoio de governos, setor privado, sociedade civil e comunidade internacional, incluindo os entes dos Estados Unidos: “Como nós, os americanos saberão apreciar que as principais causas da degradação ambiental radicam na pobreza e na falta de oportunidades, e que portanto trabalhar pela preservação ambiental passa, também, pela promoção do desenvolvimento econômico”.

Para o presidente, é preciso criar alternativas econômicas que reduzam o apelo das atividades ilegais e dar condições para que os 25 milhões de brasileiros que vivem na Amazônia possam prosperar materialmente por seus próprios esforços. Nesse sentido, segundo ele, não é possível combater o desmatamento apenas com medidas de fiscalização ou “jamais alcançaremos resultados duradouros no domínio ambiental”, escreveu o presidente.

Na carta a Biden, além de definir metas e compromissos, Bolsonaro apontou as iniciativas realizadas pelo Brasil para a preservação do meio ambiente, como projetos nas áreas de bioeconomia, regularização fundiária, zoneamento ecológico-econômico e pagamento por serviços ambientais.

No dia 22 de abril, Bolsonaro participa da Cúpula de Líderes sobre o Clima, evento organizado pelo presidente americano. A Biden, ele assegurou seu engajamento na busca de “compromissos e resultados ambiciosos” e destacou o esforço em intensificar as “excelentes relações” entre Brasil e Estados Unidos.

A carta de Bolsonaro a Biden foi divulgada hoje (15), na íntegra, pela assessoria da Presidência. “O presidente Jair Bolsonaro reitera o compromisso do Brasil e de seu governo com os esforços internacionais de proteção ao meio ambiente, combate à mudança de clima e à promoção do desenvolvimento sustentável e ressalta a importância do trabalho conjunto em torno desses objetivos”, informou a assessoria.

 

Girafa

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil
Vídeo: Bebê recém-nascido é encontrado em mochila jogado em matagal
Brasil
Corpo de Paulo Gustavo é cremado em cerimônia restrita
Brasil
Operação deixa 25 mortos no Rio
Brasil
MP denuncia Jairinho e Monique por homicídio e tortura
Brasil
Deputado diz que Bolsonaro pode ter doença mental e defende interdição
Brasil
Aposentados terão 13° em duas parcelas, começando em maio; veja o calendário
Brasil
Paulo Gustavo ganha homenagem de Beyoncé
Brasil
Covid: Morre ator e humorista Paulo Gustavo, aos 42 anos
Geral
Boletim diz que quadro de Paulo Gustavo é irreversível
Brasil
Conheça as crianças mortas durante ataque em escola

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio