O presidente Lula sancionou na segunda-feira (12) a Lei que autoriza o Brasil a doar equipamentos militares ao Paraguai. A medida formaliza a transferência de materiais atualmente sob responsabilidade do Exército brasileiro.
De acordo com a nova legislação, serão doadas uma passadeira flutuante de alumínio, utilizada como ponte móvel para a travessia de cursos d’água, além de seis viaturas blindadas de combate do tipo obuseiro autopropulsado, modelo M108. Os equipamentos pertencem ao Comando do Exército e serão destinados às Forças Armadas do país vizinho.
A lei também estabelece que os custos de transporte do material doado ficarão a cargo do Exército brasileiro. O texto sancionado tem origem em projeto encaminhado pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional (PL 2911/22), que foi aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado Federal.
Em nota, o governo federal destacou que a iniciativa tem como objetivo fortalecer as relações diplomáticas e ampliar a cooperação militar entre Brasil e Paraguai. O Executivo argumenta ainda que os equipamentos a serem doados já não têm mais uso operacional pelas Forças Armadas brasileiras, o que justificaria a cessão ao país vizinho
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo prorroga atuação da Força Nacional em MS por mais 90 dias

TJ-SP nega indenização à jovem Testemunha de Jeová que recebeu transfusão sem autorização

Governo lança nova versão do portal ComunicaBR

Salário de R$ 3 mil e 36h semanais para garis avança na Câmara e segue para o Senado

Fantástico denuncia rede de corrupção dentro do sistema de Justiça do Pará

INSS reajusta benefícios e atualiza valores para 2026

Pagamento do abono salarial do PIS/Pasep tem início em fevereiro

Vídeo: Moradores registram passagem de tornado que atingiu mais de 300 casas no Paraná

Morre Manoel Carlos, autor das 'Helenas', aos 92 anos


Blindados M108, que não operam mais no Brasil, estão entre os itens a serem doados (Cb Sturza/Mil/Agência Senado )


