Menu
Busca domingo, 22 de setembro de 2019
(67) 99647-9098
Aguas setembro-19
Brasil

Comunidade espírita defende a criação do Dia Nacional do Espiritismo

O tema foi debatido nesta terça-feira, no Senado, e presidido pelo senador Eduardo Girão

11 junho 2019 - 14h15Mauro Silva, com informações da Agência Senado

No Senado, representantes da comunidade espírita defenderam, nesta terça-feira (11), o reconhecimento do dia 18 de abril como o Dia Nacional do Espiritismo no Brasil. De acordo o IBGE, o país tem pelo menos 4 milhões de espíritas, mas os simpatizantes acreditam que esse número chegue a 40 milhões.

A data escolhida pelos espíritas remete ao lançamento de O Livro dos Espíritos (na língua francesa, Le Livre des Esprits) em Paris, no ano de 1857. O debate foi presidido pelo senador Eduardo Girão (Pode-CE), que lembrou que a ideia não é criar um feriado, mas apenas ter um dia para debater as ideias do espiritismo.

Representante da Comunhão Espírita de Brasília, Jefferson Rodrigues Bellomo explicou que o dia é importante por três motivos: reconhecer o espiritismo como parte da cultura brasileira, valorizar a ação social promovida por grupos espíritas e reduzir o preconceito.

A compreensão sobre os princípios que regem o espiritismo também foi a justificativa de Paulo Maia Costa, presidente da Federação Espírita do Distrito Federal, para defender a ideia do Dia do Espiritismo. Ele comentou que muitas pessoas têm uma noção errada do que é o espiritismo e sintetizou os fundamentos da doutrina. “Nós temos o mesmo Deus; cremos que a alma não perece, é imortal; cremos que Deus é bom; cremos na pluralidade da vida, e não numa condenação ao fogo eterno. Não somos inocentes de pensar que estamos sozinhos no universo e que haveria vida apenas no globo terrestre. Há vida em outros planos e comunicabilidade com os espíritos”, sintetizou.

Divulgação

Diretor da Federação Espírita Brasileira, João Pinto Rabelo afirmou que a data pode ajudar a divulgar melhor a doutrina e a vinda de Jesus. “O espiritismo trabalha no silêncio, faz curas no espírito das pessoas, faz milagres imensos, cura as feridas da alma, reconstrói o homem na busca de uma nova fase que a humanidade vai viver e é disso o que as pessoas precisam”, afirmou.

Os participantes da audiência avaliaram como positivo o alcance de filmes que têm difundido os ideais espíritas. De acordo com Bellomo, a obra "Bezerra de Menezes — o diário de um espírito" teve mais de 500 mil espectadores no cinema. "Nosso Lar", sobre Chico Xavier, teve quase 4 milhões, e "Kardec", lançado em maio, já teve mais de 650 mil espectadores nas salas brasileiras.

Toka do Jacare - perkal

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil
Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 44 milhões
Brasil
PM é baleado com tiro de fuzil na cabeça
Brasil
Governo prorroga ação das Forças Armadas na Amazônia Legal
Brasil
Bolsonaro participará da Assembleia Geral da ONU em Nova York
Brasil
Tasso apresenta relatório final da reforma da Previdência
Brasil
Votação da reforma Tributária será no dia 2 de outubro, prevê Simone
Brasil
Correios suspendem paralisação em todo o país
Brasil
Vídeo – Torcedor do Athletico tem a mão dilacerada ao manusear rojão
Brasil
Prazo para inscrição no Prouni vai até dia 30 de setembro
Brasil
Governo zera imposto de importação de equipamentos médicos

Mais Lidas

Política
"Devem investigar", diz Reinaldo sobre filho
Polícia
Homem é executado em frente à casa de namorada
Brasil
PM é baleado com tiro de fuzil na cabeça
Polícia
Menina de 8 anos é morta com tiro nas costas vítima de bala perdida