Menu
Busca terça, 20 de abril de 2021
(67) 99647-9098
TJMS abril21
Brasil

Covid: Dados da Fiocruz indicam a circulação de 92 cepas no Brasil

Variantes amazônica, britânica e sul-africana são as que mais preocupam especialistas

05 abril 2021 - 16h35Matheus Rondon

Pesquisa releva que Brasil possui cenário com presença de 92 cepas do coronavírus em circulação no território desde o início da pandemia. A informação está na plataforma de dados genômicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que mostra resultados de exames gerados pela fundação, em processos próprios de sequenciamento, e os realizados por outras instituições. 

Entre elas, estão duas variantes de preocupação da Organização Mundial de Saúde (OMS): a amazônica, conhecida como P1, além da surgida no Reino Unido. As duas são associadas à maior transmissibilidade. As informações são da CNN.

A cepa encontrada em São Paulo, que os especialistas entendem que pode ser uma amostra da variante de preocupação da África do Sul, a B.1.351, ainda não foi incluída no sistema. Coordenador da rede Corona-ômica BR, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e que atua na identificação de fatores associados à dispersão e severidade da pandemia, o virologista Fernando Spilki explica que a principal preocupação é com mutações das variantes de preocupação. No mundo todo, são mais de 1 mil variantes, 

Professor de Infectologia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Júlio Croda reitera que, por mais que haja muitas linhagens em circulação, as três variantes de preocupação foram assim batizadas por conta de seu impacto epidemiológico e merecem mais atenção n momento. 

“As outras ainda não se mostraram detentoras de características como essas, com tamanha transmissibilidade. Mas ainda temos baixa cobertura vacinal. Isso reforça a importância do distanciamento, porque, quanto maior a transmissão e o contato, maiores as chances de uma nova mutação se estabelecer”, avalia.

O mapeamento da Fiocruz mostra que a variante amazônica, já prevalente em diversos estados, Rio de Janeiro e São Paulo entre eles, já foi detectada em 21 das 27 unidades da federação. Já a cepa B.1.1.7, britânica, foi encontrada em 13.

APP JD1_apple

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil
Amaury, do TRT, está na lista tríplice do TST
Brasil
Flordelis tentou convencer filho a assumir assassinato, aponta depoimento
Brasil
Dias após perder os pais, médica de 36 anos morre de Covid-19
Brasil
CPI da Pandemia terá primeira reunião após feriado de Tiradentes
Brasil
Defesa da mãe de Henry, diz que ela tem "outras informações" para depor
Brasil
Apresentador que ironizou "vacina chinesa", recebe dose de CoronaVac
Brasil
Nascidos em julho recebem hoje o auxílio emergencial
Brasil
Pesquisadores encontram metais tóxicos em peixes do Rio Doce em Mariana
Brasil
Mega-sena aculumada pode pagar hoje R$ 40 milhões
Brasil
Dá vontade né: Israel suspenderá uso de máscaras ao ar livre

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio