O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, confirmou nesta quinta-feira (12) que o ressarcimento aos aposentados e pensionistas vítimas de descontos indevidos ligados a associações será feito com recursos do Tesouro Nacional.
A decisão foi anunciada após o lançamento do Plano de Integridade 2025-2026 da pasta, em Brasília.
Segundo o ministro, os valores deveriam ser cobrados diretamente das entidades responsáveis pela fraude. No entanto, diante da gravidade da situação e do número de afetados, o governo optou por antecipar os pagamentos com recursos públicos, enquanto busca judicialmente o ressarcimento junto às associações envolvidas.
Na última terça-feira (10), durante audiência na Câmara dos Deputados, o ministro informou que o valor total dos descontos indevidos pode chegar a R$ 4 bilhões. A estimativa ainda está sendo refinada, uma vez que depende da contestação dos beneficiários.
Cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas podem ter sido afetados pela fraude. Desses, 3 milhões já entraram em contato com o INSS para confirmar ou contestar os descontos.
Os demais 6 milhões ainda não se manifestaram, mas, segundo o ministro, não há um prazo final para que isso ocorra. “Como se baseia em autodeclaração, temos que aguardar para saber o total desses descontos”, disse Wolney.
Apesar disso, ele garantiu que o processo de ressarcimento não depende da manifestação de todos os beneficiários para começar. “Não há necessidade de esperar que todos os aposentados se manifestem para iniciar o ressarcimento das vítimas”, afirmou.
As investigações apontam que três associações concentram a maior parte das reclamações: Ambec (255 mil registros), Conafer (240 mil) e Amar Brasil (191 mil). Desde o final de maio, aproximadamente 685 mil pessoas já procuraram agências dos Correios para verificar se foram alvos dos descontos indevidos.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Durante Cúpula do BRICS, Lula propõe revisão de cotas no Fundo Monetário Internacional

Ex-mulher de 'Nem da Rocinha' é presa após dar à luz em hospital no Rio de Janeiro

Cheia histórica do Rio Negro afeta mais de 530 mil pessoas no Amazonas

Lula diz que Brics é fiador de um futuro promissor

Dois anos adiantado, Brasil chega a 77,3% da meta do Plano Nacional de Turismo

Judiciário inicia recesso e suspende prazos processuais

Segunda edição do Concurso Nacional Unificado acumula 100 mil inscrições em 24 horas

Corpo de Juliana Marins será velado e cremado nesta sexta em Niterói

Portaria autoriza nomeação de 93 aprovados no Concurso Público Nacional Unificado
