O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou por mais 90 dias o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Polícia Federal em Mato Grosso do Sul. A medida consta da Portaria publicada nesta terça-feira (9), e mantém a atuação da tropa na região de fronteira e em aldeias indígenas do Estado.
De acordo com o texto, a prorrogação vale até 13 de abril de 2026 e tem como objetivo reforçar as atividades consideradas imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A atuação da Força Nacional ocorrerá em caráter episódico e planejado, conforme previsto na legislação federal.
A portaria estabelece que a operação contará com apoio logístico da Polícia Federal, responsável por disponibilizar a infraestrutura necessária para o trabalho da Força Nacional. O contingente a ser empregado seguirá o planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
Ainda conforme o ato, a atuação da Força Nacional deverá ocorrer de forma articulada com os órgãos de segurança pública de Mato Grosso do Sul e com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, especialmente nas ações desenvolvidas em territórios indígenas.
A decisão leva em conta portarias e decretos anteriores que já autorizavam o emprego da Força Nacional no Estado, além de processos administrativos em andamento no âmbito do Ministério da Justiça.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Brasil autoriza doação de material militar ao Paraguai

TJ-SP nega indenização à jovem Testemunha de Jeová que recebeu transfusão sem autorização

Governo lança nova versão do portal ComunicaBR

Salário de R$ 3 mil e 36h semanais para garis avança na Câmara e segue para o Senado

Fantástico denuncia rede de corrupção dentro do sistema de Justiça do Pará

INSS reajusta benefícios e atualiza valores para 2026

Pagamento do abono salarial do PIS/Pasep tem início em fevereiro

Vídeo: Moradores registram passagem de tornado que atingiu mais de 300 casas no Paraná

Morre Manoel Carlos, autor das 'Helenas', aos 92 anos


Força Nacional (Tom Costa/MJSP)



