O governo federal avalia a realização de uma busca ativa para localizar aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em benefícios do INSS e ainda não solicitaram o ressarcimento. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (12) pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Segundo Wolney, a iniciativa pretende alcançar especialmente grupos com maior dificuldade de acesso aos canais de atendimento, como comunidades quilombolas, ribeirinhas e pessoas com mais de 80 anos. “A gente pode ver se faz uma busca ativa para essas pessoas que têm dificuldade de encontrar as agências ou de acessar o aplicativo Meu INSS”, explicou o ministro.
A medida, no entanto, deve ser implementada apenas no fim do prazo para solicitação de ressarcimento, recentemente prorrogado pelo governo. O ministro afirmou que o adiamento visa evitar fraudes durante o processo. “Vamos deixar isso mais para o finalzinho, só com essa franja que ficar para o fim do atendimento, porque temos receio de que pessoas se aproveitem da situação, se passando por servidores do INSS para aplicar golpes”, alertou.
Ressarcimento prorrogado
O governo federal estendeu até 14 de fevereiro de 2026 o prazo para que aposentados e pensionistas peçam a devolução dos valores descontados indevidamente de seus benefícios. O período anterior terminaria em 14 de novembro deste ano.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pix supera 300 milhões de transações em um único dia

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada

Justiça barra serviços de apostas autorizados por leis municipais em todo o país

CPMI aprova quebra de sigilos de dono do Banco Master

Governo institui programa para reestruturar dívidas dos Estados com vetos

Sistema prisional brasileiro registra superlotação de 150%, aponta CNJ

Senado discute Auxílio Gás do Povo em audiência pública; proposta é do governo federal

Gilmar Mendes estabelece que só a PGR pode iniciar impeachment de ministros do STF

Líder dos caminhoneiros e desembargador aliado de Bolsonaro anunciam greve geral


Ministro Wolney Queiroz (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil )



