A esperança de vida e as condições de saúde dos trabalhadores rurais não justificam idade inferior para obter a aposentadoria na zona rural. Cerca de nove em cada dez aposentadorias rurais (87%) foram concedidas por via judicial. Há mais benefícios pagos nas áreas rurais do que a população residente em idade de receber aposentadoria.
As informações são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ligado ao Ministério da Economia, e foram obtidas em estudos publicados no semestre passado, com dados secundários da Secretaria de Previdência Social, do INSS e do IBGE.
Estimativas do estudo Devemos unificar as idades de elegibilidade das previdências urbana e rural?, publicado em novembro passado, compararam as sobrevidas (pós-benefício) daqueles que se aposentaram no INSS por idade (excluído tempo de contribuição) a partir dos 65 anos, das clientelas urbana e rural, conforme o sexo.
Um dos autores do estudo, Luiz Henrique Piva escreveu à Agência Brasil que “beneficiários homens da clientela rural parecem viver um pouco mais do que da clientela urbana; beneficiárias mulheres da clientela rural parecem viver um pouco menos do que da clientela urbana. Na média, não há diferença e, nos dois casos, mulheres vivem mais do que homens”.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Rio Taquari volta a subir e causa nova enchente com duas mortes no Rio Grande do Sul

Congresso instala CPMI para investigar fraudes bilionárias em benefícios do INSS

PF prende mais dois suspeitos de participar de fraude no INSS

Tempestades causam estragos no Rio Grande do Sul

Ministério das Comunicações troca experiências de tecnologia com governo da China

Aposentados já podem consultar respostas das entidades nos Correios

Câmara Federal pode derrubar portaria que proíbe trabalho em feriado sem acordo coletivo

Portaria cria programa de Pontos de Apoio à população de rua em todo o país

Decreto cria Rede Brasileira de Banco de Alimentos
