O presidente Lula (PT) vetou nesta quinta-feira (8) o projeto aprovado pelo Congresso que reduzia as penas dos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023. A proposta também poderia beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado no âmbito da trama golpista.
Dentro do governo, houve discussão sobre anunciar o veto durante o ato oficial em memória do 8 de Janeiro, realizado nesta quinta-feira. A cerimônia, porém, teve a ausência dos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, que evitaram desgaste com a base bolsonarista.
Durante o evento, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que os crimes cometidos no 8 de Janeiro são imprescritíveis e não podem ser alvo de indulto ou anistia. Segundo ele, a Constituição e decisões do STF impedem qualquer perdão para crimes contra o Estado Democrático de Direito.
O veto já era esperado. Lula havia afirmado, em dezembro, que barraria qualquer iniciativa de flexibilização das punições relacionadas aos atos contra a democracia. O prazo final para a decisão era 12 de janeiro.A proposta gerou disputa entre governistas e oposição, mas acabou aprovada na Câmara e no Senado.
Os ataques ocorreram em 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, após a derrota eleitoral de Bolsonaro. As investigações apontaram uma trama golpista que incluía planos para assassinar Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes.
Com o veto confirmado, o Congresso ainda pode derrubá-lo. Se isso ocorrer, o Palácio do Planalto avalia recorrer ao Supremo Tribunal Federal.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Pesquisas eleitorais devem ser registradas na Justiça Eleitoral sob pena de multa

Anvisa determina recall de fórmulas infantis da Nestlé

Eleitores têm até 6 de maio para emitir ou regularizar o título para as eleições de 2026

Nova Lei endurece sequestro de bens em fraudes contra benefícios do INSS

Descarga elétrica em piscina mata mãe e filho em pousada de Maragogi

Câmara dos Deputados abre concurso com salários de até R$ 30,8 mil

Lula pode vetar 'PL da Dosimetria' em ato simbólico neste 8 de janeiro

Justiça nega soltar homem preso em MG com 6 toneladas de maconha que saiu de MS

STF faz ato especial para lembrar ataques do 8 de janeiro, três anos após invasões


Foto: Valter Campanato/Agência Brasil 


