Por suspeita de fraude, 5,100 pessoas terão que devolver o benefício do Bolsa Família. De acordo com o Ministério da Cidadania, a expectativa é que sejam recuperados aos cofres públicos R$ 5,8 milhões. Na última quarta-feira (9) as famílias começaram a receber cartas com o aviso de recebimento para devolução dos valores recebidos.
Os suspeitos em fraudar o programa forma identificadas a partir de uma auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) e de um cruzamento de dados com Tribunal de Contas da União (TCU).
As pessoas que perderam o benefício são acusados de fornecer informações irregulares intencionalmente ao Cadastro Único para Programas Sociais ou de ter renda acima do permitido para fazer parte do programa.
Conforme o Ministério da Cidadania, este é o maior processo de cobrança de ressarcimento de repasses já realizado pelo governo. Uma ação deste tipo foi feita no ano passado quando foram recuperados R$ 1 milhão à União.
Os ex-beneficiários tem até o fim deste mês para apresentarem alguma defesa, pelo contrário terão que devolver os valores. Quem não quitar a dívida terá o nome incluído no Cadastro Informativo de Créditos não quitados do Setor Público Federal (Cadin) e no sistema de cobrança do Tribunal de Contas da União (e-TCE).
Quem quitar o débito poderá ser selecionado para obter o beneficio novamente, mas somente após um ano.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Pix supera 300 milhões de transações em um único dia

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada

Justiça barra serviços de apostas autorizados por leis municipais em todo o país

CPMI aprova quebra de sigilos de dono do Banco Master

Governo institui programa para reestruturar dívidas dos Estados com vetos

Sistema prisional brasileiro registra superlotação de 150%, aponta CNJ

Senado discute Auxílio Gás do Povo em audiência pública; proposta é do governo federal

Gilmar Mendes estabelece que só a PGR pode iniciar impeachment de ministros do STF

Líder dos caminhoneiros e desembargador aliado de Bolsonaro anunciam greve geral


De acordo com o Ministério da Cidadania, este é o maior processo de cobrança de ressarcimento de repasses já realizado pelo governo (Agência Brasil)



