Após o atentado na Praça dos Três Poderes ocorrido na última quarta-feira (13), mudanças nos arredores dos prédios do Supremo Tribunal Federal (STF), do Congresso e do Planalto serão visíveis.
O patrulhamento na região central de Brasília foi reforçado e todo o local passou por uma varredura completa com equipes antibomba. Na quinta-feira (14), o STF voltou a ser cercado por grades, uma medida que havia sido adotada após os atos de 8 de janeiro e retirada em fevereiro de 2024.
Além disso, o Distrito Federal criará uma divisão antiterrorismo para atuar na prevenção de ataques como o de quarta-feira. Segundo o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, o setor fará parte da Divisão de Combate ao Crime Organizado da Polícia Civil do DF.
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) também ativou o Plano Escudo, que permite a atuação do Exército nos palácios do Planalto, da Alvorada, do Jaburu e da Granja do Torto, sem uma operação formal de Garantia da Lei e da Ordem.
O que aconteceu
Na noite de quarta, duas fortes explosões foram registradas nas proximidades do Supremo Tribunal Federal (STF). No local, foi encontrado o corpo de um homem, que mais tarde foi identificado como Francisco Wanderley Luiz, o Tiü da França, ex-candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL) em Santa Catarina em 2020.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) também confirmou a explosão de um carro, pertencente a Francisco, no Anexo 4 da Câmara dos Deputados.
Segundo as informações preliminares, Francisco Wanderley já tinha passagem pela polícia e foi preso em dezembro de 2012.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Ministério da Justiça prorroga atuação da Força Nacional no Pantanal

Confusão em MS faz morador de Rondônia virar foragido por crime que não cometeu

JD1TV: Tiroteio em Universidade deixa um morto e causa pânico em alunos

Cacique Raoni, que recebeu Angelina Jolie, é admitido no Grau de Grã-Cruz

Ronaldo Caiado lança pré-candidatura à Presidência da República

Brasil é 5º país com mais denúncias de abuso sexual infantil online

Cidade do Pará tem tremor de terra de magnitude 4,3

JD1TV: Dois cães resgatam cachorrinho atropelado; assista

Angelina Jolie visita aldeia indígena e é recebida pelo cacique Raoni
