Menu
Menu
Busca domingo, 19 de maio de 2024
TJMS Maio24
Cidade

1º Ecoponto itinerante será instalado no Jardim das Perdizes nesta segunda

Poderão ser descartados resíduos recicláveis, resíduos da construção civil, resíduos eletrônicos, móveis inutilizáveis, galhos e podas

06 abril 2024 - 18h09Brenda Leitte, com Prefeitura

O 1º Ecoponto Itinerante de Campo Grande será instalado nesta segunda-feira (8), na Associação de Moradores do Jardim das Perdizes. O Ecoponto Itinerante é uma iniciativa móvel de coleta de resíduos recicláveis; resíduos da construção civil; resíduos eletrônicos; móveis inutilizáveis; galhos e podas. O objetivo é atender áreas de difícil acesso e mais distantes dos centros fixos de descarte, além de conscientizar a comunidade sobre a importância da separação correta dos resíduos e do reaproveitamento de materiais.

“Esta ação é de grande importância para os moradores, pois os mesmos possuem grandes dificuldades nas limpezas dos quintais. O Ecoponto Itinerante irá diminuir os focos de dengue e a proliferação de insetos e animais peçonhentos, pois os resíduos serão descartados corretamente. Irá contribuir também na sensibilização de como organizar e descartar os resíduos para a coleta”, destacou a presidente da Associação de Moradores do Jardim das Perdizes, Elza da Silva.

A ação ficará disponível aos moradores até o próximo sábado (13), e funcionará das 8h às 18h, oferecendo um local conveniente para a população local descartar esses materiais de maneira sustentável. É importante ressaltar que o limite de resíduos a serem recebidos no local será de 1m³ por dia e por CPF, com exceção dos materiais recicláveis, para os quais não haverá limite específico.

“A implantação de um Ecoponto Itinerante será um auxílio gigantesco às ações que a prefeitura tem realizado no combate ao Aedes aegypti, já que nossos agentes de combate de endemias têm identificado que a maior parte dos criadouros estão dentro das residências. Assim, os moradores da região fazem a limpeza de seus materiais inservíveis, que poderiam ficar armazenados de forma inadequada acumulando água e descartam em um local adequado, garantindo a redução dos números de focos do mosquito”, comentou a Secretária Municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo.

A iniciativa do Ecoponto Itinerante é um dos resultados da “4ª Jornada de Inovação Cidades que Transformam” que possui o objetivo de desenvolver soluções inovadoras que equacionem as dimensões técnica, ambiental, social e econômico-financeira da prestação dos serviços de resíduos sólidos urbanos e promovam a economia circular.

“Estamos colocando em ação um sonho antigo da comunidade que é a instalação de mais Ecopontos em Campo Grande. De forma inédita, percorrerá os bairros de nossa cidade e contribuirá para minimizar o descarte irregular de resíduos”, ressalta a diretora-presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura da Capital, por intermédio da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), com o apoio da Concessionária SOLURB Soluções Ambientais.

Serviço
1º Ecoponto Itinerante;
De 8 a 13 de abril;
Associação de Moradores do Jardim das Perdizes - Rua Lurdes Coelho Costa, 35.

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vacinação na Capital
Cidade
Veja onde se vacinar neste domingo na Capital
Agetran
Cidade
Veja as ruas que estão interditadas na Capital neste fim de semana
Imposto de Renda da Receita Federal
Cidade
Precisa de ajuda? Alunos fazem mutirão gratuito para ajudar no IR neste sábado
Vacinação
Cidade
Campo Grande tem plantão de vacinação neste sábado; veja onde se vacinar
Fumacê em Campo Grande
Cidade
Tarumã e Moreninhas recebem Fumacê nesta sexta-feira
Foto: Águas Guariroba
Cidade
Campo Grande é premiada por destaque em baixo nível em perdas de água
Agente de trânsito orientando sobre vias bloqueadas
Cidade
Fique atento: Interdições no trânsito começam nesta sexta-feira na Capital
Fogo destruiu a parte externa do supermercado
Cidade
JD1TV: Vídeo mostra fogo 'tomando conta' de mercado do São Jorge da Lagoa
Área externa do Pires ficou completamente destruída
Cidade
JD1TV: Incêndio destrói parte de supermercado no São Jorge da Lagoa
Foto: PMCG
Cidade
Estão abertas as inscrições de barracas para o Arraial de Santo Antônio

Mais Lidas

Recurso financeiro "deixou de ser problema", diz Puccinelli sobre campanha
Política
Recurso financeiro "deixou de ser problema", diz Puccinelli sobre campanha
Sem vergonha, homem se esfrega em mulher durante show evangélico; vídeo
Polícia
Sem vergonha, homem se esfrega em mulher durante show evangélico; vídeo
Ele estava levando um passageiro quando o acidente aconteceu; os dois foram socorridos pelo SAMU
Polícia
JD1TV AGORA: Motoqueiro de aplicativo acerta árvore em rua do Centenário
Baderneiro morre ao ser baleado por sargento da PM a paisana na Lord Pub
Polícia
Baderneiro morre ao ser baleado por sargento da PM a paisana na Lord Pub