Menu
Menu
Busca domingo, 03 de março de 2024
Cidade

Abre e fecha de Carnaval - Veja os serviços que retornam a partir de quarta-feira

Confira o funcionamento dos setores de atendimento não essenciais neste período

12 fevereiro 2024 - 09h52Da redação

Os serviços públicos, do judiciário e bancários que pararam desde a última sexta-feira (9), só retornam na quarta-feira (14), após o almoço. Já os serviços essenciais da saúde e segurança pública não sofrem alteração. No entanto, o comércio e empresas privadas têm livre funcionamento, desde que respeitem as normas trabalhistas.

Em Campo Grande será ponto facultativo de segunda-feira até às13h da Quarta-feira de Cinzas. Confira a lista do "abre e fecha" selecionada pelo JD1:

Ônibus Para atender à demanda de passageiros, a Prefeitura vai criar linha especial entre as praças do Papa e Ary Coelho, e deixará ônibus extras para entrarem em rota caso seja preciso. Todas as linhas vão rodar com horário de sábado. Na quarta-feira (14) volta ao mesmo plano da segunda-feira, a partir das 10h.

Prefeitura vai disponibilizar uma linha especial da Praça Ary Coelho até a Praça do Papa nos dias nos dias 12 e 13. O primeiro tem previsão de sair às 18h e o último, 19h20, utilizando os pontos de parada da linha 085.

Além dos veículos habituais, serão mantidos mais três veículos extras com tripulação, das 23h30 às 01h30, para atender às demandas, caso seja necessário. Para conferir os horários e locais, basta acessar.

Comércio - Conforme a Fecomércio/MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e o Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande, o comércio poderá funcionar normalmente. O Carnaval não é considerado feriado do calendário nacional, portanto, não há necessidade de pagamento de horas extras ou compensação de folga aos funcionários. Vale lembrar que o empresário tem liberdade de decidir sobre o funcionamento do estabelecimento.

Órgãos públicos - Os servidores municipais e estaduais terão descanso prolongado já que o ponto facultivo ocorre a partir deste segunda (12), terça (13) e Quarta-feira de Cinzas (14) até às 13h em MS. No total, serão cinco dias de "folga".

Supermercados - A AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) esclareceu que os dias 13 e 14 de fevereiro deste ano, o Carnaval e a Quarta-feira de Cinzas, não são considerados feriados nacionais. Sendo assim, as unidades têm liberdade de funcionar normalmente.

Feira Central - A Feira Central não irá abrir na terça-feira e retorna o atendimento no período da tarde de quarta-feira.

Bares e restaurantes - A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) pontua que a data não é feriado, portanto, os estabelecimentos podem abrir normalmente conforme o horário habitual de funcionamento.

TJMS - O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) não tem expediente e retorna após as 12h de quarta-feira (14). O plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes como: mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exijam providência imediata. Nessas ações, para serem iniciadas durante o período excepcional, o ato coator deve ter sido concretizado no período do plantão.

No portal, no ícone 'Plantão', é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

Delegacias - Quatro delegacias de Campo Grande terão atendimento por 24h: a 4ª Delegacia de Polícia, Depac Centro, Cepol e Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). As unidades vão receber apoio das demais durante o período de Carnaval.

Unidades de Saúde - As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) funcionam normalmente por 24h; as Unidades Básicas vão funcionar em escala de plantão da vacinação.

Correios - As agências e unidades de distribuição não terão atendimento e retomam as atividades na quarta-feira (14), após às 12h. Nesses dias, o cliente pode buscar o autoatendimento pelo site ou telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100.

Bancos - Agências bancárias não terão expediente, retornando na quarta-feira de cinzas (14), o início do expediente será às 12h, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências. Boletos poderão ser pagos no próximo dia útil, na quarta-feira, com acréscimo de juros caso passe a data de vencimento.

Shoppings - Os Shoppings da Capital estarão funcionando em horário normal neste Carnaval. 

Campo Grande começa as atividades às 10h e segue com portas abertas até às 22h na praça de alimentação e lazer e nas lojas e quiosques;
Bosque dos Ipês terá extensa programação infantil gratuita de 10 a 13 de fevereiro, além de pista de patinação no gelo, circo, piscina de bolinhas, passeio de trenzinho e muito mais. Horário de funcionamento das lojas do shopping: 10h às 22h de segunda a sábado e 12h às 20h aos domingos. Praça de Alimentação aberta das 11h às 21h no domingo;
Norte Sul Plaza haverá programação de Carnaval 'Bloquinho Norte Sul'. O horário de funcionamento será normal, das 10 às 22h todas as lojas e quiosques.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pesca foi autorizada em Mato Grosso do Sul
Cidade
Imasul faz alerta sobre regras ambientais após pesca ser liberada
Ações em Campo Grande foi no cruzamento da 14 de Julho com Afonso Pena
Cidade
Ações no combate a dengue se intensificaram em Mato Grosso do Sul
Sede do Hemosul, em Campo Grande
Cidade
Rede Hemosul pede doação de sangue para reforçar o estoque em todo MS
Alô, galera do Caiobá! Procon na Rua atende consumidores neste sábado
Cidade
Alô, galera do Caiobá! Procon na Rua atende consumidores neste sábado
Xô, dengue! MS adere ao 'Dia D' em mobilização nacional contra doença
Cidade
Xô, dengue! MS adere ao 'Dia D' em mobilização nacional contra doença
Marco Santullo vai para a Prefeitura, com aval de Tereza Cristina
Cidade
Santullo assume Segov Municipal dia 7
Assistentes de educação infantil são convocados para atuar na REME
Cidade
Assistentes de educação infantil são convocados para atuar na REME
Fachada da prefeitura de Campo Grande.
Cidade
Quinta-feira Santa: Prefeitura decreta ponto facultativo para o dia 28 de março
Escola da Funsat oferta quatro cursos gratuitos para o mês de março
Cidade
Escola da Funsat oferta quatro cursos gratuitos para o mês de março
Estoque de hospital está baixo e unidade pede ajuda
Cidade
Hospital Cândido Mariano pede doações de leite materno na Capital

Mais Lidas

Aposentado viaja de motor home com a esposa e já percorreu mais de 120 mil km
Geral
Aposentado viaja de motor home com a esposa e já percorreu mais de 120 mil km
Rapaz não teve tempo de ser socorrido
Polícia
JD1TV AGORA: Rapaz é assassinado com vários tiros no Aero Rancho
Patrick foi atingido com três disparos
Polícia
Jovem foi assassinado por dupla em motocicleta no Aero Rancho
AGORA: Homem é baleado e dirige até a UPA Coronel Antonino para pedir socorro
Polícia
AGORA: Homem é baleado e dirige até a UPA Coronel Antonino para pedir socorro