A Proclamação da República Brasileira, também conhecida como Golpe Republicano ou Golpe de 1889, foi um golpe de Estado político-militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional. Por esse feriado, que será na próxima sexta-feira (15), os horários de funcionamento dos estabelecimentos na Capital sofrerão alteração.
Comércio: De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL), o comércio da Capital poderá abrir normalmente no dia 15 de novembro. A decisão do estabelecimento funcionar ou não cabe ao proprietário.
Mas para isso, é necessário que as empresas informem o Sindicato dos Empregos. O horário de trabalho nos feriados, com exceção dos estabelecimentos localizados nos shoppings, será das 9h às 18h, com intervalo de, no mínimo de uma hora.
Para cada dia trabalhado, o funcionário terá direito a uma folga compensatória, a ser concedida na semana seguinte e no intervalo máximo de 15 dias.
Supermercados: Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (AMAS) informa que os estabelecimentos de Campo Grande poderão abrir normalmente na próxima sexta-feira, mas devem garantir a concessão da respectiva folga compensatória aos trabalhadores.
Também é necessário que as empresas atendam à obrigatoriedade de pagamento de adesão ao sindicato dos empregados para abertura em feriados.
No interior, cada município deverá observar as legislações, acordos coletivos de trabalho e convenções coletivas.
Mercadão Municipal: Estará aberto das 6h30 às 12h.
Camelódromo: Funcionará das 8h às 13h.
Shoppings:
Shopping Campo Grande - 10h às 22h
Shopping Bosque dos Ipês - 10h às 22h
Shopping Norte Sul - 10h às 22h
Pátio Central Shopping - 10h às 16h
Bioparque Pantanal: Tanto no dia 14 de novembro quanto no dia 15 o Bioparque funcionará em horário especial, das 8h30 às 14h30, sendo ás 13h30 o último horário de entrada dos visitantes.
O agendamento para visitas deve ser feito por aqui.
Bancos: O feriado da Proclamação da República vai alterar o funcionamento das agências bancárias e da bolsa de valores no país. Por isso, os bancos não abrem e não há haverá operações do mercado de capitais ou do Tesouro Direto na B3.
Correios: Durante os feriados não há expediente nas agências ou para entregas.
Casa da Saúde: Não terá atendimento ao público nesta quinta-feira e sexta-feira devido ao ponto facultativo do Dia do Servidor Público e feriado de Proclamação da República.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Sindicato confirma greve de ônibus na segunda-feira na Capital

Prazo para aproveitar Refis termina às 19h desta sexta-feira na Capital

VÍDEO: Palco para o show do 'Natal dos Sonhos' gera indignação no Centro de Campo Grande

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Divulgada lista de inscritos para 96 apartamentos no Jorge Amado; Confira

Vídeo: "Será cobrada como secretária", afirma Papy sobre Ivoni Kanaan diante de omissão

Justiça mantém júri popular para rapaz que matou traficante a tiros no bairro Moreninha

Com atraso salarial, motoristas aderem greve e Capital ficará sem ônibus dia 15


Rua 14 de Julho (Reprodução/PREFCG)



