A Proclamação da República Brasileira, também conhecida como Golpe Republicano ou Golpe de 1889, foi um golpe de Estado político-militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional. Por esse feriado, que será na próxima sexta-feira (15), os horários de funcionamento dos estabelecimentos na Capital sofrerão alteração.
Comércio: De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL), o comércio da Capital poderá abrir normalmente no dia 15 de novembro. A decisão do estabelecimento funcionar ou não cabe ao proprietário.
Mas para isso, é necessário que as empresas informem o Sindicato dos Empregos. O horário de trabalho nos feriados, com exceção dos estabelecimentos localizados nos shoppings, será das 9h às 18h, com intervalo de, no mínimo de uma hora.
Para cada dia trabalhado, o funcionário terá direito a uma folga compensatória, a ser concedida na semana seguinte e no intervalo máximo de 15 dias.
Supermercados: Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (AMAS) informa que os estabelecimentos de Campo Grande poderão abrir normalmente na próxima sexta-feira, mas devem garantir a concessão da respectiva folga compensatória aos trabalhadores.
Também é necessário que as empresas atendam à obrigatoriedade de pagamento de adesão ao sindicato dos empregados para abertura em feriados.
No interior, cada município deverá observar as legislações, acordos coletivos de trabalho e convenções coletivas.
Mercadão Municipal: Estará aberto das 6h30 às 12h.
Camelódromo: Funcionará das 8h às 13h.
Shoppings:
Shopping Campo Grande - 10h às 22h
Shopping Bosque dos Ipês - 10h às 22h
Shopping Norte Sul - 10h às 22h
Pátio Central Shopping - 10h às 16h
Bioparque Pantanal: Tanto no dia 14 de novembro quanto no dia 15 o Bioparque funcionará em horário especial, das 8h30 às 14h30, sendo ás 13h30 o último horário de entrada dos visitantes.
O agendamento para visitas deve ser feito por aqui.
Bancos: O feriado da Proclamação da República vai alterar o funcionamento das agências bancárias e da bolsa de valores no país. Por isso, os bancos não abrem e não há haverá operações do mercado de capitais ou do Tesouro Direto na B3.
Correios: Durante os feriados não há expediente nas agências ou para entregas.
Casa da Saúde: Não terá atendimento ao público nesta quinta-feira e sexta-feira devido ao ponto facultativo do Dia do Servidor Público e feriado de Proclamação da República.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: "Abrigo para marginais e escorpiões", dizem moradores sobre terreno na Capital

Por assassinato a facadas no Lageado, homem é condenado a 8 anos de prisão

Guarda Civil Metropolitana irá capacitar novos agentes para utilização de arma letal

MP investiga 'profissional' por receitar óculos ilegalmente em Campo Grande

Lei garante entrada de cães de suporte emocional em ambientes coletivos na Capital

Por execução no Guanandi, matador de aluguel é condenado a 12 anos de prisão

Comércio fecha na Sexta-feira Santa e pode funcionar no feriado de Tiradentes

Subea leva atendimento veterinário para quatro bairros em abril; Confira

MPMS instaura procedimento para monitorar ações contra hepatite A na Capital
