A Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefin), da capital, está sob alerta vermelho, já que todos os limites prudenciais foram rompidos. Com a economia em queda, a arrecadação também está decrescente, e alguns números podem, inclusive, comprometer o equilíbrio econômico financeiro que houve até agora.
Em maio, a capital recebeu um valor de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), 14 milhões menor que o esperado. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) recuou em 4 milhões e, nas receitas próprias, houve uma surpresa negativa, pois 46% dos Impostos Predial e Territorial Urbano (IPTUs) parcelados ou renegociados no Refis municipal estão atrasados, e já são considerados pertencentes a inadimplentes.
Vozes próximas ao secretário Pedrossian Neto foram claras ao JD1 Notícias, ao dizer que a única solução é reduzir a despesa proporcionalmente ao decréscimo de arrecadação. Indagado pela reportagem, Pedrossian não foi tão claro em explicar como poderia ser essa redução. “Vamos conversar com o prefeito, sobre cortes de pessoal e de serviços, antes de nos pronunciarmos”, disse.
Em relação aos problemas de atraso no pagamento de IPTUs, a prefeitura parece ter uma estratégia: oportunizar um novo Refis. Somente depois que essa possibilidade de composição amigável se esgotar, é que a prefeitura deverá partir para outras formas de cobrança.
Com a economia em recessão, e aguardando a reforma da Previdência como tábua de salvação, Campo Grande terá que se adequar rapidamente aos ventos de recessão, até que qualquer melhora na conjuntura nacional reflita no saldo bancário.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Procon-MS recebeu mais de 14 mil reclamações de serviços ou produtos em 2024

Abra as janelas! Fumacê passa por seis bairros nesta sexta; veja quais são

Veja as ruas que ficarão interditadas neste fim de semana em Campo Grande

Mutirão "Todos em Ação" 2025 começa pelo Anhanduizinho; confira

MPMS abre investigação sobre os impactos ambientais das obras do viaduto na BR-163

JD1TV AGORA: Carro pega fogo na Ernesto Geisel

Já passou na sua região? Fumacê percorre outros seis bairros nesta quarta-feira

Riedel recebe comitiva do Japão e estreitam laços para fortalecer economia e cultura

Vila Nasser, São Conrado, Pioneiros, Seminário e Los Angeles recebem o Fumacê
