Menu
Menu
Busca domingo, 19 de maio de 2024
TJMS Maio24
Cidade

Campanha conscientiza população para trânsito mais seguro no Parque dos Poderes

Aos fins de semana, o Parque é reservado à prática de atividades físicas, de lazer e socialização

05 março 2023 - 17h14Brenda Leitte

Estimulando um trânsito mais seguro e harmônico no Parque dos Poderes, o coletivo Ciclistas do Parque promove campanha neste domingo (5), a partir das 9 horas. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc) e Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

O movimento parte de vários grupos de ciclistas que utilizam o Parque para treinamento. Com a distribuição de mais de mil panfletos, a campanha objetiva conscientizar todos os usuários do trânsito, como motoristas, ciclistas e pedestres, sobre as leis de trânsito, normas de segurança e a boa convivência de todos que frequentam o espaço.

No material que será distribuído, a advertência aos ciclistas em treinamento é clara: respeitar as leis de trânsito; andar na pista de rolamento da direita, exercendo a velocidade máxima da ciclovia (20 km/h) e não conduzir a bicicleta de forma agressiva. Para os motoristas, o recado é de reduzir a velocidade e manter a distância mínima de 1,5 metro quando ultrapassar os ciclistas.

Os pedestres estão sendo orientados a andar e correr na pista destinada a eles, onde houver, e sempre atravessar na faixa de pedestres. Para o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, a iniciativa é de extrema importância e mostra que o Parque dos Poderes consiste em um local democrático e vem se tornando um espaço de convivência, lazer e prática de esportes, o que ajuda na melhoria da qualidade de vida de toda a população.

"O Parque dos Poderes é um espaço de todos e a segurança também é responsabilidade de todos os atores da mobilidade urbana, ou seja, ciclistas, motoristas e pedestres. Queremos que seja um local de diversão e bem-estar, e por isso essa campanha de conscientização é de suma importância", destacou Herculano Borges.

Panfletagem e orientações sobre cuidados no trânsito

O secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda, destaca que estão sendo estudadas outras medidas para melhorar ainda mais a segurança dos usuários do Parque, tais como horários específicos de treinamento (fora do horário de expediente das repartições públicas), maior sinalização e fiscalização pelo Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) e Polícia Militar.

De acordo com o coletivo Ciclistas do Parque, a campanha será contínua. No final de semana seguinte será feita orientação aos usuários quando a pista do Parque estiver fechada e a ocupação é compartilhada com todos: ciclistas, pedestres, usuários de patins, skate e outros.

Amigos do Parque

Aos fins de semana, o Parque dos Poderes é reservado à prática de atividades físicas, de lazer e socialização. Tudo isso acontece por meio do Amigos do Parque, projeto que consiste no fechamento de uma das pistas do Parque para possibilitar atividades como caminhadas, corridas, passeios de bicicleta e patins aos fins de semana e feriados. O trecho interditado (lado direito da pista) compreende a área entre a rotatória da Avenida Mato Grosso (após a Avenida Hiroshima) até a Avenida Afonso Pena (em frente ao Corpo de Bombeiros), contornando o Parque Estadual do Prosa.

O Amigos do Parque é realizado pela Fundesporte em conjunto com Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Detran/MS, Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPMTran), Prefeitura do Parque dos Poderes, além de entidades governamentais e não-governamentais.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vacinação na Capital
Cidade
Veja onde se vacinar neste domingo na Capital
Agetran
Cidade
Veja as ruas que estão interditadas na Capital neste fim de semana
Imposto de Renda da Receita Federal
Cidade
Precisa de ajuda? Alunos fazem mutirão gratuito para ajudar no IR neste sábado
Vacinação
Cidade
Campo Grande tem plantão de vacinação neste sábado; veja onde se vacinar
Fumacê em Campo Grande
Cidade
Tarumã e Moreninhas recebem Fumacê nesta sexta-feira
Foto: Águas Guariroba
Cidade
Campo Grande é premiada por destaque em baixo nível em perdas de água
Agente de trânsito orientando sobre vias bloqueadas
Cidade
Fique atento: Interdições no trânsito começam nesta sexta-feira na Capital
Fogo destruiu a parte externa do supermercado
Cidade
JD1TV: Vídeo mostra fogo 'tomando conta' de mercado do São Jorge da Lagoa
Área externa do Pires ficou completamente destruída
Cidade
JD1TV: Incêndio destrói parte de supermercado no São Jorge da Lagoa
Foto: PMCG
Cidade
Estão abertas as inscrições de barracas para o Arraial de Santo Antônio

Mais Lidas

Conhecido como 'Fumaça', Ricardo Vera, era muito conhecido no mundo do crime
Polícia
Corpo encontrado com pés e mãos amarradas e amordaçado é identificado
Área externa do Pires ficou completamente destruída
Cidade
JD1TV: Incêndio destrói parte de supermercado no São Jorge da Lagoa
Recurso financeiro "deixou de ser problema", diz Puccinelli sobre campanha
Política
Recurso financeiro "deixou de ser problema", diz Puccinelli sobre campanha
Estreia nesta sexta-feira o documentário, 'Omertà, Caso Matheus'
Geral
Estreia nesta sexta-feira o documentário, 'Omertà, Caso Matheus'