Menu
Menu
Busca quinta, 03 de outubro de 2024
Cidade

Campo Grande 124 anos: Conheça curiosidades da indústria na Capital

História começa com as primeiras fábricas em 1910 até a instalação de polos industriais na cidade

26 agosto 2023 - 11h46Sarah Chaves, com informações da FIEMS    atualizado em 26/08/2023 às 12h44

Para marcar o aniversário de 124 anos de Campo Grande, entenda o processo de industrialização da Capital sul-mato-grossenses, impulsionada pela rivalidade histórica entre o norte e o sul de Mato Grosso. Um dos principais pontos a serem abordados é a primeira lei de incentivos fiscais para a indústria de MSe a primeira multinacional do estado.

Rua 13 de Maio: berço dos primeiros empreendimentos industriais

Atualmente, a rua 14 de Julho é considerada a principal artéria comercial de Campo Grande. Esse papel de destaque surgiu no início do século XX, quando a 14 de Julho atraía o interesse de comerciantes por ligar a cidade à estação de trem da Noroeste do Brasil (NOB), instalada em 1914. No entanto, antes do advento da linha férrea, foi a rua 13 de Maio que serviu como berço para os primeiros empreendimentos comerciais e industriais do jovem município de Campo Grande.

Ainda na década de 1910, a rua 13 de Maio abrigou as primeiras indústrias e casas de importação e exportação de produtos do recém-emancipado município. Elas se instalaram em imóveis situados entre a Avenida Mato Grosso e a igreja de São Francisco de Assis. Havia basicamente indústrias de beneficiamento de arroz, serralherias e olarias.

Rivalidade norte-sul de MT impulsiona indústrias em Campo Grande

No final da década de 1970, o acelerado crescimento econômico de Campo Grande justificou a destinação de um local apropriado para a instalação de indústrias. Em 1977, a prefeitura municipal criou o Núcleo Industrial de Campo Grande. Só que entre os motivos para a formação do núcleo estão a rivalidade existente entre o norte e o sul de Mato Grosso uno.

"Naquele período havia uma disputa muito forte entre Campo Grande e Cuiabá. Como o Garcia Neto, governador de Mato Grosso à época, criou um distrito industrial em Várzea Grande, a resposta do então prefeito de Campo Grande, Levy Dias, foi a criação do Núcleo Industrial do Indubrasil", recorda o economista Eduardo Marcos da Silva.

O Indubrasil foi implantado em uma área de 200 hectares localizada na região oeste da cidade, às margens da rodovia BR-262, e que conta com 80 lotes entre 5 mil e 10 mil metros quadrados, nos quais se instalaram empreendimentos industriais de diversos segmentos.

Década de 1980: primeira lei de incentivos fiscais para a indústria de MS

Nos primeiros anos como capital de Estado, Campo Grande viveu um novo ciclo de crescimento econômico e expansão populacional. A cidade tornou-se um espaço atrativo para investimentos industriais de empresários locais, nacionais e internacionais. Para garantir segurança jurídica ao ambiente de negócios e permitir um crescimento ordenado das empresas, foi criada em 1984 a primeira legislação estadual de incentivos fiscais ao setor industrial.

A Lei Estadual 440/1984 instituiu o Conselho de Desenvolvimento Industrial do Estado de Mato Grosso do Sul, formado secretários estaduais e presidentes de entidades setoriais. A Fiems fez parte desse conselho, que tinha a prerrogativa de estabelecer a política de desenvolvimento industrial do Estado. Para contar com benefícios fiscais, as empresas precisavam demonstrar capacidade de geração de empregos diretos, formas de aproveitamento da matéria-prima local ou incremento da arrecadação de tributos.

Primeira indústria multinacional em MS

Em agosto de 1972, os empresários Milton Insuela Pereira e Florindo Mituo Gonda fundaram em Campo Grande a fábrica Refrigerantes do Oeste S/A, franqueada responsável por produzir e vender as marcas Coca-Cola, Fanta e guaraná Taí em Mato Grosso uno e, posteriormente, em Mato Grosso do Sul. A empresa chegou a contar com mais de 1,5 mil funcionários até ser vendida ao grupo Coca-Cola Company.

Em seu livro "E o vento não levou", Milton Insuela Pereira narra as dificuldades enfrentadas logo nas primeiras semanas de operação fabril. "Fomos surpreendidos por um violento temporal com enorme chuva e vendaval de mais de 130 km/h. Nossa fábrica foi destelhada e semidestruída em três minutos. Máquinas, matérias-primas e 1.400 sacos de açúcar Cristal, de primeira, foram expostos à enorme chuva! Prejuízo total", conta no livro o empresário, falecido em 2021.

Planejamento urbano de Campo Grande prevê polos industriais

Ruas largas e áreas verdes são características marcantes do planejamento urbano de Campo Grande. Esse crescimento ordenado da cidade reflete-se também no setor industrial. Atualmente, a capital sul-mato-grossense conta com quatro polos para impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico regional. Essas áreas fazem parte de uma estratégia do poder público para incentivar e atrair novas empresas à cidade.

Em maio de 2001 foi criado o primeiro polo industrial, o Wilmar Lewandowski (Sul) situado no bairro das Moreninhas. Três anos depois, em novembro de 2003, nascia o polo empresarial Paulo Coelho Machado, no bairro de mesmo nome. No ano seguinte, em março de 2004, foram criados os polos com maior concentração de indústrias, o Miguel Letteriello (Norte) e o Cônsul Nelson Benedito Netto (Oeste).

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

 

Reportar Erro
Gov_FAMÍLIA Set24

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ônibus em Campo Grande
Cidade
Tarifa de ônibus será gratuita no domingo de eleições em Campo Grande
Imagem Ilustrativa
Cidade
Criança de 7 anos é a primeira morte por meningite e Covid-19 na Capital
Anota aí! Licenciamento em outubro é para veículos com placas de final 0 em MS
Cidade
Anota aí! Licenciamento em outubro é para veículos com placas de final 0 em MS
Campanha Nome Limpo abre inscrições nesta terça-feira (1°) na Capital
Cidade
Campanha Nome Limpo abre inscrições nesta terça-feira (1°) na Capital
Onça-pintada passou por exames antes de ser solta
Cidade
Miranda, onça-pintada resgata em incêndio, retorna ao Pantanal após tratamento
PMA deve ser sempre acionada para casos de animais silvestres
Cidade
Não sabe como agir? Imasul dá orientações ao encontrar animal silvestre
Passagem de ônibus grátis no Enem 2024: Veja como pedir em Campo Grande
Educação
Passagem de ônibus grátis no Enem 2024: Veja como pedir em Campo Grande
Marcelino Pereira dos Santos assume Procuradoria-Geral em Campo Grande
Cidade
Marcelino Pereira dos Santos assume Procuradoria-Geral em Campo Grande
Prefeita Adriane Lopes
Política
Adriane destaca "avanços na educação" em reunião no Bairro Nova Lima
Fabricante de motos indiana, Bajaj terá concessionária em Campo Grande
Cidade
Fabricante de motos indiana, Bajaj terá concessionária em Campo Grande

Mais Lidas

JD1TV: Mulher leva chineladas na 'perseguida' após dormir com o marido da amiga; assista
Polícia
JD1TV: Mulher leva chineladas na 'perseguida' após dormir com o marido da amiga; assista
Tempo nublado
Clima
Vem chuva aí? Inmet emite alerta de tempestade para 55 cidades de MS
Vítima chegou a ser arremessada no atropelamento
Polícia
Morre mulher que atravessou fora da faixa e foi atropelada por carro na rua Ceará
Adeliza Maria dos Santos Abrami - Foto:
Interior
Secretária de Saúde de Brasilândia deve devolver R$ 9 mil por pagamentos indevidos