Menu
Busca sábado, 31 de outubro de 2020
(67) 99647-9098
Sebrae - Bonito
Cidade

Com asfalto e piscinão, recapeamento no Nova Lima entra na reta final

Obra irá beneficiar moradores de sete conjuntos habitacionais

27 maio 2020 - 16h16Sarah Chaves, com informações da assessoria

Os sete conjuntos habitacionais localizados no Bairro Nova Lima, estão recebendo o prolongamento da Rua Marques de Herval, duas rotatórias que abrem um novo acesso ao centro da cidade, pelas ruas Martim Afonso de Souza e Major Geovani, reduzindo em pelo menos 2 quilômetros o trajeto.

As obras do Complexo José Tavares entram na reta final, com ruas asfaltadas,  construção de calçadas, serviços de urbanização dos canteiros e do piscinão, com capacidade para reter 26 milhões de litros de água, obra projetada para evitar a nascente do Córrego Segredo, situado no Parque Estadual de 177 hectares que margeia as ruas Marques de Herval e Martim Afonso de Souza.

Segundo técnicos do setor de Unidades de Conservação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), sem o piscinão, haveria o risco de iniciar um processo erosivo similar ao que causou o assoreamento do lago principal do Parque das Nações Indígenas. A água das chuvas de toda parte alta é canalizada para o parque. Com a drenagem e a construção dessa bacia de contenção, esse risco de erosão desaparece.

A urbanização traz outro ganho ambiental.  Muitas pessoas jogavam lixo dentro do parque porque se sentiam  protegidas pela pouca visibilidade devido à vegetação alta da faixa que separa o núcleo urbano da unidade de conservação. Em tempo de estiagem prolongada havia o risco frequente de incêndios.

O  projeto viário que abre uma nova alternativa de acesso ao centro da cidade para quem mora na região, incluiu o prolongamento da Rua Marquês de Herval, abertura (em duas pistas) do trecho inicial da Rua Francisco Pereira Coutinho, construção de duas rotatórias na Rua Martim Afonso de Souza, na confluência com as ruas  Francisco Pereira e  Major Geovani que margeia os conjuntos Oscar Salazar, José Tavares e termina nas vias de acesso aos bairros Tarsila do Amaral, Parque Iguatemi e Vida Nova. Quem mora num destes residenciais terá um acesso mais rápido para chegar à Avenida Cônsul Assaf Trad (na altura do Terminal do Nova Bahia) e daí chegar ao centro da cidade. Antes a única alternativa era descer até o final da Zulmira Borba para chegar a Assaf Trad,  quase 2 km depois da Marquês de Herval (o Corredor do  Nova Lima).

Estão sendo investidos quase R$ 19 milhões, com execução de quase seis quilômetros de drenagem (exatos 5,9 km), 14,9 km de pavimentação de 45 ruas localizadas no perímetro acima da Rua Francisco Pereira Coutinho, entre as ruas Marquês de Herval (o corredor do Nova Lima) e Venam Soares, no Vida Nova.  A drenagem já foi concluída e estão prontos 14,1 quilômetros de asfalto.

 

CertFica

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidade
Sala do Fórum e Justiça recebem nome de Nelson Trad e Nailo Theodoro de Faria
Cidade
Gatti assume secretaria de governo
Cidade
Jovem deixa carta de suicídio e se despede no Facebook
Cidade
Sabia o que abre e fecha no feriado de Finados
Cidade
Assembleia homenageia Dudu do Bifão e pai do vereador Salineiro
Cidade
Prefeitura reabre mais espaços, mas Horto continua fechado
Cidade
Motorista atropela e mata 4 capivaras, e ainda deixa para-choques em canteiro
Cidade
Em luto por morte de criança de 3 anos, Detran-MS fecha agência
Cidade
Após reclamações, Procon autua 16 agências na capital
Cidade
Lei Seca: Mais de 300 testes de embriaguez são aplicados na Capital

Mais Lidas

Fim de Semana
Pabllo Vittar, Karol Conka, Detonautas e outros se apresentam hoje
Política
Kemp e Cânepa: assista o momento do “perdão” que não viralizou
Cidade
Sala do Fórum e Justiça recebem nome de Nelson Trad e Nailo Theodoro de Faria
Geral
Brasileiro ganha R$ 130 mil após encontrar falha de segurança no Facebook