Menu
Menu
Busca sexta, 05 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Cidade

Comissão Especial da Câmara Municipal de CG vai monitorar revitalização do Centro

O grupo atuará diretamente na implementação de soluções para o comércio e moradia

04 outubro 2025 - 17h14Sarah Chaves, com Câmara Municipal de CG

A Câmara Municipal de Campo Grande criou uma Comissão Especial para acompanhar questões relacionadas ao Centro da cidade. A decisão foi tomada durante a Audiência Pública sobre a revitalização da área, realizada na sexta-feira (3).

O objetivo é tratar de temas como incentivo ao comércio, segurança, cultura, limpeza, moradia, estacionamento e outras necessidades da região. A comissão acompanhará as demandas e fiscalizará as ações do Executivo. A criação do grupo busca uma abordagem mais eficaz para a recuperação do Centro e seu desenvolvimento.

O vereador Professor Riverton, que presidiu a Audiência, afirmou que a Câmara deve ter um papel fundamental nesse processo e que a comissão será essencial para monitorar projetos e demandas. "Precisamos garantir que os vereadores acompanhem de perto todas as ações relacionadas ao Centro", disse o vereador, destacando a necessidade de uma atuação coordenada entre os setores público e privado.

O presidente da Câmara, Epaminondas Neto, o Papy, reforçou que a criação da comissão partiu de sugestões dos participantes da Audiência. "Então, de uma forma transversal, vários setores do Executivo Municipal mais a Câmara estarão trabalhando pelas necessidades do Centro".

Durante o evento, o vereador Ronilço Guerreiro, autor do projeto do Corredor Cultural e Gastronômico do Centro, destacou a importância de fomentar o interesse das pessoas pela área e que uma proposta de sua autoria, que visa valorizar a Avenida Calógeras, será votada na próxima terça-feira, criando um novo marco para a área.

Segurança, moradia e incentivo ao comércio

O presidente do Sindicato da Habitação (Secovi), Geraldo Barbosa de Paiva, alertou para o êxodo residencial e comercial no Centro. Ele afirmou que a cidade precisa agir rapidamente para evitar que a área se torne cada vez mais desabitada. Paiva elogiou a postura democrática da Câmara Municipal e a criação de um grupo técnico para ajudar a reverter esse processo de esvaziamento no Centro.

O vereador Jean Ferreira levantou a questão do adensamento da região, sugerindo uma revisão do Plano Diretor. Ele defendeu que o município deve incentivar a ocupação de imóveis no Centro, além de garantir incentivos fiscais para atrair mais moradores e empresas. 

O arquiteto Ângelo Arruda enfatizou a importância de valorizar o Centro Histórico e propôs a isenção de IPTU por cinco anos para atrair investimentos. Ele também sugeriu a realização de eventos culturais para revitalizar a região. Ulisses Serra, do Pátio Central, defendeu a criação de uma campanha para incentivar as compras no Centro, destacando a necessidade de organizar o comércio durante datas estratégicas, como Black Friday e Natal. A secretária Catiana Sabadin citou várias ações em andamento para requalificar o Centro, como a reforma do Hotel Campo Grande e a criação de programas voltados à população de rua.

 

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imagem ilustrativa
Cidade
Candidatos aprovados para funções de coveiro e pedreiro são convocados na Capital
Congresso exige exame toxicológico para novos motoristas de categorias A e B
Cidade
Congresso exige exame toxicológico para novos motoristas de categorias A e B
Professor Washington tenta digerir toda a situação vivida
Cidade
'Vi minha mãe sendo derrubada e não pude fazer nada', diz professor agredido por guardas
Experiência com comida não foi do agrado da consumidora
Cidade
'Quase vomitei': Mulher relata experiência ruim com comida azeda em restaurante da Capital
Marquinhos Trad e Adriane Lopes
Justiça
"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação
O Procon reforça que a relação contratual entre escola e responsáveis deve ser clara e transparente
Cidade
Procon encontra variação de mais de 270% nas mensalidades escolares da Capital
Projeto 'Nossa Energia' inicia agenda especial de Natal nos bairros da Capital
Cidade
Projeto 'Nossa Energia' inicia agenda especial de Natal nos bairros da Capital
Operação Pantanal têm sido eficiente
Cidade
Operação Pantanal reduz focos e áreas afetadas por incêndios em MS
Essa é a irmã identica de Doisona, a diferença é que ela esta com a barriga raspada
Cidade
Gata desaparece no Nova Lima e tutor oferece R$ 500 pra quem encontrar
pós a efetivação, a confirmação da vaga pode ser acompanhada no portal da matrícula.
Cidade
Divulgada 1ª lista de designados para EMEIs em 2026; Confira

Mais Lidas

Arquivo Pessoal
Geral
Adolescente desaparecida é encontrada em Campo Grande
Eles afirmam que a ausência do convite impactou emocionalmente o menino
Cidade
Criança autista de 6 anos não foi convidada para formatura em EMEI nas Moreninhas
Câmera flagrou um dos assaltos -
Polícia
VÍDEO: ROMU apreende adolescente após assaltos violentos em Campo Grande
Picape capotou após colisão
Trânsito
Motorista de picape morre em acidente entre Amambai e Ponta Porã