Menu
Menu
Busca quinta, 17 de julho de 2025
TJMS Mulher jul25
Cidade

Disque 100 recebe mais de 121 mil denúncias no primeiro trimestre

Grupo vulnerável mais atingido foi o de crianças e adolescentes

06 abril 2023 - 12h00Karine Alencar

A plataforma Disque 100 registrou mais de 121,5 mil denúncias de violações de direitos humanos de janeiro a março deste ano. O número consta no Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, que agora passa a ser atualizado a cada três meses, informou o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

A grande maioria das denúncias diz respeito a ameaças e ataques à integridade física ou psíquica das vítimas, espécies de violação relatadas em 99.482 e 99.506 das denúncias recebidas, respectivamente.

Em relação ao gênero, do total de denúncias, 60,59% (73.897), tem como vítimas pessoas do sexo feminino, a maior parte delas (4.068 denúncias) na faixa etária de 70 a 74 anos. Essa é a mesma faixa etário do maior número de denúncias com vítimas do sexo masculino (1.897).

Ainda assim, o grupo vulnerável mais atingido no primeiro trimestre, de acordo com o painel da ONDH, foi o de crianças e adolescentes, que corresponde a 36,4% (51.979) das denúncias. Isso ocorre porque, nesse tipo de categorização, o agrupamento se dá por faixas etárias maiores. Por essa métrica, pessoas idosas foram as segundas mais atingidas, com 33.200 (23,25%) das denúncias.

Confirmando a regra desde que os dados começaram a ser colhidos, no primeiro trimestre deste ano a maior parte das violações ocorreu na casa onde reside a vítima e o suspeito (57.416 denúncias), seguido pela casa da vítima (36.352).

Em relação aos suspeitos, nas denúncias recebidas a maior parte, 44,91%, é do sexo masculino (54.838 denúncias), com prevalência na faixa etária entre 40 e 40 anos (7.537). Não foram disponibilizadas informações sobre faixa de renda e escolaridade prevalente entre os suspeitos de praticarem as violações de Direitos Humanos.

Nos três primeiros meses de 2023, foram recebidas pela plataforma Disque também 1.761 denúncias em que a vítima integra a comunidade LGBTQIA+. A maior parte dessas vítimas é composta por homossexuais gays do sexo masculino (565), seguida por homossexuais lésbicas do sexo feminino (380).

Agência Brasil

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Divulgação
Cidade
Linha de ônibus da Moreninha será testada com combustível 100% a gás natural
Ela comprou 5 lanches
Cidade
Virou moda? Campo-grandense se revolta após encontrar larvas e cabelos em lanches
Promotor de Justiça mostra aos jurados faca usada no crime
Justiça
TJ concede habeas corpus e solta condenado por matar homem a facadas na Capital
Foto: Divulgação
Cidade
Capital abre processo seletivo para auxiliar administrativo, motorista e cuidador social
Reunião no TJMS -
Cidade
TJMS realiza Ação Cidadania #TodosPorElas pelo fim do feminicídio no Jacques da Luz
TAF auxiliará na seleção dos novos militares
Cidade
Candidatos ao TAF dos Bombeiros devem se atentar à validade do atestado médico
Programa Transformação -
Justiça
TJMS firma parceria para inserir mulheres vítimas de violência no mercado de trabalho
Ação acontece em Campo Grande
Cidade
Pelo fim do feminicídio, '#TodosPorElas' terá ação de cidadania na Moreninha
Marcos e Belutti abrem o 18º Festival do Sobá
Cultura
Marcos e Belutti abrem o 18º Festival do Sobá
Fumacê percorre sete bairros de Campo Grande nesta segunda-feira
Cidade
Fumacê percorre sete bairros de Campo Grande nesta segunda-feira

Mais Lidas

Santa Casa tenta achar família e identificar paciente internado há quase um mês no hospital
Polícia
Santa Casa tenta achar família e identificar paciente internado há quase um mês no hospital
Foto: Divulgação
Cidade
Capital abre processo seletivo para auxiliar administrativo, motorista e cuidador social
A vítima faleceu momentos depois do acidente
Polícia
JD1TV: Empresário morre durante acidente entre moto e caminhão em Amambai
Imagem ilustrativa
Polícia
Criança de 12 anos descobre que está grávida após sentir dores de barriga