Menu
Menu
Busca sábado, 27 de julho de 2024
TJMS Jul24
Cidade

Em 1 semana, operação visitou 2,5 mil casas e eliminou 148 focos do Aedes aegypti

Também foram recolhidos 3.013 depósitos do mosquito

26 janeiro 2023 - 10h50Taynara Menezes     atualizado em 26/01/2023 às 12h35

Lançada há uma semana,  a 4ª etapa da campanha de combate ao Aedes aegypti – Operação Mosquito Zero – já visitou  2,511 mil imóveis em Campo Grande, eliminando 148 focos do Aedes aegypti, além de recolher 3.013 depósitos do mosquito entre os dias 18 a 25 de janeiro .

Conforme a Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais da Secretaria Municipal de Saúde (CCEV/SESAU) os trabalhos estão concentrados na Região Urbana do Prosa, a ação tem mobilizado, cerca de, 200 agentes de combate às endemias na inspeção de casas e terrenos baldios, recolhendo e eliminando materiais criadouros do mosquito e orientando os moradores para prevenção.

A previsão é de que a campanha Operação Mosquito Zero se estenda até o final do mês de fevereiro, contemplando as sete regiões urbanas do Município.

Etapas

Nas três etapas já realizadas da campanha foram inspecionados 25.817 imóveis, 14.725 depósitos recolhidos e 819 focos eliminados, nas regiões Segredo, Anhanduizinho e Bandeira. 

A campanha anterior, realizada em maio deste ano, teve mais de 59 mil criadouros eliminados e 2.239 focos eliminados. A Operação Mosquito zero é realizada em Campo Grande desde 2019, quando o município registrou mais de 40 mil casos de dengue.

Dados epidemiológicos

Do dia 01 de janeiro a 23 de janeiro foram confirmados 335 casos notificados e 22 casos  confirmados de dengue em Campo Grande. Em 2022, foram 8.225 casos confirmados e sete óbitos provocados pela doença.

Infestação pelo Aedes 

Conforme o LiRaa divulgado neste mês de janeiro, cinco áreas de Campo Grande foram classificadas com  risco para infestação do Aedes aegypti: Vida Nova, Seminário, Coophavilla,  Silvia Regina, Cidade Morena e Batistão. Outras 40 áreas estão em alerta e 25 apresentam índices satisfatórios.. O LiRaa completo pode ser consultado clicando aqui

Orientações

Caixas d’água, cisternas, tonéis, tambores e filtros necessitam ser tampados. Até mesmo reservatórios de eletrodomésticos devem passar por uma vigilância frequente, como é o caso de geladeiras e climatizadores.

Verifique se a sua geladeira tem um coletor de água do degelo automático (fica na parte de trás, perto do motor). Caso tenha, é preciso limpar com água e sabão a bandeja onde a água é acumulada, pelo menos uma vez por semana. No caso de climatizadores ou aparelhos de ar-condicionado, é necessário retirar o compartimento, esvaziá-lo e lavá-lo.

Ralos limpos e com aplicação de tela evitam o surgimento de criadouros. Além disso, é importante saber que a água com larvas não deve ser derramada em ralos ou na pia – lugares que podem gerar acúmulo –, e sim na terra ou no cimento quente.

Com o calor que faz na cidade, piscinas – de todo tipo ou tamanho – são motivo de alegria. Mas a atenção deve ser redobrada, pois também se trata de um dos lugares favoritos do Aedes. Sendo assim, fica a dica: piscinas e fontes devem ser limpas e tratadas com o auxílio de produtos químicos específicos.

Um modo de prevenir criadouros é descartar objetos no lugar correto e levar o lixo para fora de casa somente no dia da coleta, por exemplo. Recipientes e sacos plásticos, garrafas, latas, sucatas, ferro-velho, entulhos em construção; tudo isso pode ser foco de Aedes. Furar o fundo das latas e, se possível, amassar; tampar latas de tinta e deixá-las em local adequado; enviar sacos plásticos para reciclagem; amassar copos descartáveis; e manter garrafas com tampas ou viradas para baixo são algumas medidas que podem ajudar a eliminar o acúmulo de água.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Hospital Regional de Mato Grosso do Sul
Saúde
Governo atende ordem judicial e divulga quadro de servidores do HRMS
Motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros
Cidade
Motociclista fratura costela em acidente com caminhonete no Taquarussu
Foto: Lucas Castro/Fundesporte
Cidade
Capital terá 'Semana do Paradesporto'
Por pouco, árvore não foi arrancada
Cidade
Motorista quase arranca árvore de calçada em acidente na Antônio Maria Coelho
Um dos condomínios alvo de inquérito -
Justiça
Inquéritos apuram irregularidades em condomínios de Campo Grande
Asfalto pode chegar na região do Parque do Lageado
Cidade
Novo acesso do Parque do Lageado pode ser asfaltado em breve com MS Ativo
Cachorra Maya
Cidade
Viu a Maya? Cachorra caramelo sumiu na região do Los Angeles
Motoristas de veículos pesados são convocados pela Prefeitura
Cidade
Motoristas de veículos pesados são convocados pela Prefeitura
Vítimas ficaram ao solo aguardando atendimento de unidade de resgate
Cidade
JD1TV: Acidente entre carro e moto causa 'furdunço' em rotatória da Mato Grosso
Famílias instaladas no antigo Clube Samambaia, em Campo Grande
Cidade
Agehab reforma casas de 463 famílias da Capital

Mais Lidas

Happy Land, Mundo Encantado da Disney, em Brasília
Comportamento
Um pedaço da Disney em Campo Grande? Parque e personagens chegam em agosto
Centro de Campo Grande
Cidade
Campo Grande lidera ranking de capital mais competitiva em Capital Humano do Centro-Oeste
Escola Sesi oferta 104 vagas de gratuidade integral na educação básica
Educação
Escola Sesi oferta 104 vagas de gratuidade integral na educação básica
Desembargador aposentado Paulo Alfeu Puccinelli, foi Vice-Presidente do TJMS no biênio 2009-2011 -
Justiça
MP pede nova perícia financeira em ação contra desembargador que 'favoreceu' Jamil Name