Menu
Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Entrega da requalificação da 14 de Julho completa um ano

O paisagismo da rua conta com mais de 180 árvores do cerrado, 2.800 metros de faixa de piso podotátil, lâmpadas de LED, câmeras de vigilância e wifi

30 novembro 2020 - 11h52Da redação, com informações da Assessoria

Desde a entrega da requalificação da 14 de Julho em novembro de 2019, a população pode aproveitar a nova infraestrutura da via. Um ano depois, o paisagismo que trouxe para a cenário de concreto mais de 180 árvores do cerrado, já está deixando a rua bem mais bonita e fresca.

Foi esse atrativo que chamou a atenção da artesã Neuza Melo. “As calçadas ficaram boas, mais largas, mais tranquilas para andar, mas a arborização ficou muito especial né, porque precisa, é muito importante para a cidade”.

Com a requalificação, a 14 de Julho está mais acessível, com mais de 2800 metros de faixa contínua de piso podotátil, rampas em todas as esquinas, travessias elevadas em todas as quadras em uma extensão de 1.400 metros, além de sinalização com botoeiras sonoras. E mais segura, com luminárias com lâmpadas de LED, câmeras de vigilância, além de wifi em toda a extensão da rua.

Depois de 17 meses de obras, a 14 de Julho se transformou em um marco para a administração municipal. “Foi a obra mais complexa já feita em todos os sentidos e ainda entregamos antes do fim do prazo. Estávamos na região central, trabalhamos com grandes estruturas em um trajeto bem extenso e estamos felizes que a população se apropriou dela com muito carinho. Percebemos que, apesar da pandemia, o fluxo de pessoas aumentou, elas têm mais confiança em andar em um espaço público aberto, confortável. A requalificação da rua trouxe uma nova dinâmica para a área central”, reforça a coordenadora do Reviva Campo Grande, Catiana Sabadin.

Carlos Lucas Mali é arquiteto e Urbanista, Conselheiro Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e Membro Representante do Brasil do Grupo Internacional “Requalificação Urbana em Centros de Cidades”, da União Internacional de Arquitetos (UIA). Para ele, a obra de reurbanização da Rua 14 de Julho cumpriu o seu proposto, reordenando as vias públicas tanto para pedestres quanto veículos, dando um novo visual a uma área quase degradada, retirando elementos poluentes visualmente e trazendo conforto ambiental aos transeuntes. “Essa reurbanização trouxe um novo olhar das pessoas sobre a cidade. O que se percebe é que, aos poucos, a população vai se incorporando à proposta”.

Para o arquiteto, a pandemia trouxe uma nova forma de enxergar os espaços públicos, tanto para os que projetam o urbano, quanto para quem administra. Mali acredita que, passado esse momento, a Rua 14 de Julho e o Centro em geral precisam de incentivos para atração ao lazer cultural, principalmente em horários não comerciais.

Novos empreendimentos

A empresária Jaqueline Oliveira, veio de Goiânia para abrir uma loja de roupas de bebê há menos de 15 dias. A filha mora em Campo Grande e quando viu que a rua ficou mais bem estruturada, deu a ideia para os pais investirem. “Em Goiânia não tem esse modelo de quadra setorizada, com lojas de produtos específicos para bebês, como é aqui. A gente gostou e montou a loja, já que temos confecção própria. Nossa, estou adorando tudo, a rua, os banquinhos, espero que as vendas sejam muito boas nesse fim de ano”.

Os números mostram que o comércio já está reagindo diante da pandemia. O índice de volume de vendas no comércio varejista de Mato Grosso do Sul foi 1,2% maior em setembro, quando comparado ao mês de agosto deste ano, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice de volume de vendas é o que realmente aponta se houve melhora no setor, pois demonstra um aumento real de compras, por se referir a unidades físicas.

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dia do Trabalhador: feriado ou ponto facultativo? O JD1 explica!
Cidade
Dia do Trabalhador: feriado ou ponto facultativo? O JD1 explica!
Prefeitura contrata empresas para reforma de terminais de ônibus em Campo Grande
Cidade
Prefeitura contrata empresas para reforma de terminais de ônibus em Campo Grande
Vítima de assédio sexual em ônibus do Consórcio Guaicurus será indenizada em R$ 15 mil
Justiça
Vítima de assédio sexual em ônibus do Consórcio Guaicurus será indenizada em R$ 15 mil
Foto: Sarah Chaves/JD1
Cidade
Prefeitura publica lista de moradores do Mandela pendentes em sorteio de lotes
Waldecy Batista Nunes, o "Chocolate" -
Cidade
Ex-vereador "Chocolate" assume cargo na Câmara Municipal de Campo Grande
Fumacê
Cidade
Los Angeles e Jardim Seminário são foco do fumacê nessa terça
Trabalhadores seguem realizando reparos pela cidade
Cidade
Prefeitura segue com limpeza e manutenção de vias de Campo Grande
Agente de trânsito orientando sobre vias bloqueadas
Cidade
Confira as ruas interdições desta semana pela Agetran em Campo Grande
Instalação dos padrões de energia elétrica na comunidade Mandela
Cidade
Padrões de energia elétrica são instalados na comunidade Mandela
Subea leva atendimento veterinário gratuito ao Jardim Canguru nesta terça
Cidade
Subea leva atendimento veterinário gratuito ao Jardim Canguru nesta terça

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
Grávida de 9 meses morre após perde o filho ao sofrer acidente de moto em Aral Moreira
Polícia
Grávida de 9 meses morre após perde o filho ao sofrer acidente de moto em Aral Moreira