Menu
Menu
Busca segunda, 22 de abril de 2024
TJMS Abril24
Cidade

Infovia Digital em MS: fibra óptica começa a ser instalada na Capital

Em Campo Grande, serão 300 km de fibra para a cobertura em 280 pontos e 5 praças

16 maio 2023 - 15h09Da Redação    atualizado em 16/05/2023 às 15h22

A Infovia Digital começa a tomar forma com a instalação das primeiras redes de fibra óptica na Capital. O processo começou na última sexta-feira (12), e segue o cronograma estabelecido pela Parceria Público-Privada firmada entre o Governo do Estado e a Sonda. Equipes de mapeamento, pesquisa de campo e cabeamento continuam nas ruas da Capital e realizam as primeiras instalações do projeto.

O ritmo de implantação de toda rede segue acelerado: a média é de 8 quilômetros por dia, percorrendo ruas e avenidas da Capital até finalizar na interligação com os prédios públicos estaduais. Serão ao todo 300 quilômetros de fibra para a cobertura de 280 pontos, cinco praças com acesso wi-fi e oito pontos com monitoramento por câmeras de vídeo.  Na Capital as praças públicas selecionadas para disponibilizar wi-fi com acesso gratuito são: Parque do Sol, Praça do Peixe, Praça Bosque da Paz, Praça Recanto dos Pássaros e Praça República da Bolívia.

Além do cabeamento da fibra óptica, a construção do COR (Centro de Operações de Rede), localizado no Parque dos Poderes, segue em plena execução com previsão de entrega até final de julho. Nele serão centralizadas a identificação e solução de eventuais incidentes da Infovia Digital, a integração dos diversos serviços agregados à rede (como os ramais IP, as praças públicas digitais e câmeras OCR).

O espaço controlará toda a infraestrutura da Infovia Digital e manterá a gestão de dados centralizada e integrada, garantindo segurança e confiabilidade, controle da capacidade de tráfego entre as unidades administrativas e modularidade para futuras expansões, conforme aumento de demanda.

Infovia Digital em MS

Ao todo, o contrato da Infovia Digital prevê a instalação de 7 mil quilômetros de rede de fibra em todo o Mato Grosso do Sul, disponibilizando serviços de transmissão de voz, imagem e dados por meio de rede própria de fibra óptica de alta capacidade e velocidade. Interligará 1.634 pontos de acesso do Governo, 15 mil ramais VOIP, wi-fi público em 129 praças públicas de todas as cidades do Estado, além câmeras de monitoramento remoto, auxiliando os serviços de segurança pública e socorro.

Secretarias, autarquias, fundações, escolas e universidades estaduais, agências fazendárias, hospitais regionais, estabelecimentos penais, delegacias de polícia, defensorias públicas e procuradorias dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul terão transmissão de dados em alta velocidade e qualidade, ampliando o alcance de seus serviços.

O avanço digital engloba vários serviços, como o de telefonia. Todo o sistema do Governo será substituído por ramais VOIP, com conexão de fibra ótica. A proposta deve reduzir os custos com telefonia clássica do Estado, solução mais moderna e que possibilita integração com outras ferramentas dentro dessa rede. Em um futuro projeto de extensão, a rede poderá oferecer serviços de alta demanda de banda (videomonitoramento, diagnóstico de imagens médicas, ensino à distância).

O projeto conta uma redundância da rede em, no mínimo, 50 municípios, evitando que algum rompimento comprometa a continuidade dos serviços.

A implantação da Infovia Digital deverá estar totalmente concluída até julho de 2024. O Governo pagará R$ 2,29 milhões por mês a partir desse prazo para o grupo operar a Infovia Digital, em um contrato de 30 anos.

 

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prefeitura convoca assistentes de educação infantil aprovados
Cidade
Prefeitura convoca assistentes de educação infantil aprovados
Prefeitura de Campo Grande
Cidade
Prefeitura abre chamamento público para projeto de R$ 2,3 milhões destinado à pessoa idosa
Prefeita Adriane Lopes no Mutirão
Cidade
Prefeitura realiza terceiro "Todos em Ação" do ano
Nova Campo Grande recebe serviços do programa 'Todos em Ação' neste sábado
Cidade
Nova Campo Grande recebe serviços do programa 'Todos em Ação' neste sábado
Movimento em trecho da BR-163
Cidade
Trechos da BR-163 em MS estão em obras; confira quais são
Fumacê em Campo Grande
Cidade
Vila Nasser e Maria Aparecida Pedrossian são os focos do Fumacê nesta sexta
Atenção: diversas ruas da Capital estarão interditadas neste fim de semana
Cidade
Atenção: diversas ruas da Capital estarão interditadas neste fim de semana
'Todos em Ação' acontece amanhã no Nova Campo Grande
Cidade
'Todos em Ação' acontece amanhã no Nova Campo Grande
Sede do Gaeco - MPMS
Justiça
Juiz nega internação hospitalar para assessor de vereador preso em operação
Vereador Claudinho Serra
Justiça
Defesa de Claudinho Serra reafirma pedido de liberdade e propõe tornozeleira eletrônica

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Emocionados, vários miliares acompanharam o velório do Capitão
Polícia
Velório de Capitão do Choque arrancou lágrimas até dos mais "durões"
Capitão Leonardo Mense partiu durante a noite de sábado (21)
Polícia
'Imenso legado': Capitão Mense é homenageado por autoridades e instituições de MS
JD1TV: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado na Capital
Polícia
JD1TV: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado na Capital