Menu
Menu
Busca quarta, 29 de maio de 2024
Secovi
Cidade

Mutirão de atendimento para pessoas em situação de rua começa nessa segunda

Ao todo, mais de 20 serviços estarão disponíveis na Capital para esse público

04 março 2023 - 18h14Brenda Leitte, com Prefeitura

A UAIFA (Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias I), localizada no Jardim Veraneio, vai sediar, a partir da próxima segunda-feira (6), uma ação inédita de atendimento às pessoas em situação de rua e imigrantes.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura da Capital e a Justiça Federal de MS. Será realizada a primeira edição do Pop Rua Jud, evento que tem o objetivo de facilitar o acesso da população de rua a serviços dos órgãos que compõem o sistema judiciário e da rede pública municipal e estadual.

Com o apoio do Exército, já está sendo finalizada a montagem de toda a estrutura das tendas onde os mais de 20 serviços serão disponibilizados das 9 às 17h, até a próxima quarta-feira (8).

Segundo o comitê organizador, a estimativa é que a ação alcance cerca de 600 pessoas acolhidas na unidade e nas 11 comunidades terapêuticas cofinanciadas e parceiras da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), além dos imigrantes atendidos na Casa de Passagem Resgate, Centro POP e moradores em situação de rua que foram abordados pelo SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) durante a semana e convidados a participar da ação. A expectativa é realizar mais de mil atendimentos durante os três dias.

De acordo com a superintendente da Proteção Social Especial da SAS, Tereza Cristina Miglioli Bauermeister, logo na entrada da UAIFA I haverá equipes da Assistência Social, Jurídica e demais órgãos e entidades parceiros realizando uma triagem e encaminhando as pessoas para os atendimentos necessários.

Nas tendas, profissionais e técnicos irão oferecer serviços como regularização de documentos, cadastro único, vagas de trabalho, orientação jurídica, consulta a processos trabalhistas, orientações sobre saúde, vacinação, testagem rápida, atendimento odontológico, atendimentos na área da beleza e apresentações culturais organizadas pela Sectur (Secretaria Municipal de Cultura).

Todos os serviços serão oferecidos por meio de parceiras com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), Funsat, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (AMHASF), Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), Fundação Municipal de Esporte (Funesp), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), Agetran,  além de órgãos do governo do Estado, UFMS, Polícia Federal, Senai, Senac, entre outros.

O secretário José Mário Antunes falou sobre a importância das parcerias para a realização de um evento humanizado. “Essas pessoas em situação de rua tiveram o vínculo familiar quebrado e precisam do nosso carinho para recuperarem a dignidade”, pontuou.

Inauguração

Além da abertura da ação, na segunda-feira, a Funesp vai inaugurar na UAIFA I, um espaço onde já foram instalados aparelhos do projeto da Academia ao Ar Livre, do Programa Movimenta Campo Grande, que visa promover a saúde e o lazer, com perspectivas de qualidade de vida coletiva.

A unidade foi contemplada com aparelhos, como: multiexercitador, simulador de caminhada duplo, sky duplo, placa orientativa, máquina abdominal, simulador de cavalgada duplo, supino, rotação duplo vertical e rotação vertical com duplo diagonal. Ao todo a Fundação implantou e administra um total de 65 academias que estão espalhadas pelas setes regiões de Campo Grande.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro
Assembleia - Maio24

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fachada da Câmara Municipal de Campo Grande -
Política
Suplente do PSDB assume vaga na Câmara de Campo Grande
Animal foi encontrado em um quartinho, em Caso ocorreu em Camapuã (MS)
Cidade
Fugindo do frio, cobra de 1,2 metros invade casa e assusta moradores em MS
Agente de trânsito orientando sobre vias bloqueadas
Cidade
Veja interdições de ruas para o feriado de Corpus Christi em Campo Grande
Fachada da prefeitura de Campo Grande.
Cidade
Prefeitura convoca aprovados em processo seletivo para assistente de educação infantil
Defensoria garante passe livre a homem com problemas na visão em Campo Grande
Cidade
Defensoria garante passe livre a homem com problemas na visão em Campo Grande
Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel ao lado de autoridades
Cidade
Campanha "Seu Abraço Aquece" arrecada 189 mil itens de inverno em MS
Edição anterior do Drive Thru da Reciclagem
Cidade
12º Drive-Thru da Reciclagem acontecerá de 6 a 8 de junho
Vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros
Cidade
JD1TV: Mãe e filha são socorridas com fraturas em acidente de moto na Fábio Zahran
Fique atento! Licenciamento de veículos com placa final 3 vence dia 31
Cidade
Fique atento! Licenciamento de veículos com placa final 3 vence dia 31
Mudanças na temperatura aumentam casos de rinotraqueíte em gatos
Cidade
Mudanças na temperatura aumentam casos de rinotraqueíte em gatos

Mais Lidas

Waldeli dos Santos Rosa -
Política
Ex-prefeito é condenado por espalhar "Deep Fake" em Costa Rica
Vítima morreu ainda no local
Polícia
Homem é morto a tiros após jogar salgado em dono de lanchonete
Campo Grande amanhece encoberta de névoa
Clima
Campo Grande amanhece com neblina e frio ganha novo aliado nesta segunda
Delegadas Elaine Benicasa e Analu Lacerda deram detalhes sobre o crime de Amalha Mariano
Polícia
Nova versão: Caminhoneiro matou corretora após discussão em caso extraconjugal