A família do jardineiro Antônio Medina, de 59 anos, autorizou a doação dos órgãos dele para outros pacientes. Após a morte encefálica constatada neste domingo (5), a captação foi realizada nesta segunda-feira (6) pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.
Na primeira ação do ano, foram captados um fígado, dois rins e duas córneas. Conforme divulgado, o fígado será transplantado em um paciente do próprio estado, enquanto os rins serão encaminhados ao Rio Grande do Sul e Minas Gerais, respectivamente. Já as córneas, ficarão no Banco de Olhos da Santa Casa de Campo Grande.
Coordenador do CIHDOTT, o médico Ivair Ximenes Lopes Jr. explica que, após todos os protocolos de constatação da morte encefálica terem sido concluídos, a equipe faz o acolhimento dos familiares e a abordagem de consulta sobre a doação dos órgãos.
“Neste caso, vamos modificar cinco vidas com a doação de uma pessoa. A doação de órgãos traz sobrevida e melhora a qualidade de vida de um paciente que, às vezes, está ligado a uma máquina de diálise ou sem enxergar por conta de um problema na córnea”, explica o médico.
Quem tem interesse em ser um doador de órgãos, deve comunicar a família sobre a decisão. Após a morte, os familiares são responsáveis por autorizar a retirada de órgãos e tecidos e a doação.
Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista de espera. A lista é única, organizada por estado ou região, e monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Após protesto de moradores, vereadores farão audiência pública por melhorias na BR-163

MPF/MS abre processo seletivo para contratar estagiários

Estão abertas as inscrições para seleção de médico veterinário na Capital

Operação Carnaval: balanço aponta aumento no número de condutores sem CNH

Veja os serviços que retomam o atendimento nesta quarta-feira (5)

Aberto no perÃodo da manhã, Bioparque funciona até à s 14h30 nesta quarta

Mudanças: distribuição de senhas para castração de gatos no CCZ tem novo horário

Mato Grosso do Sul registra segunda maior taxa de feminicÃdios do Brasil em 2024

Mais de 2 mil vagas: está aberto o agendamento para emissão do 'novo RG' em abril
