A Ponte Bioceânica, que vai ligar Carmelo Peralta, no Paraguai, a Porto Murtinho, no Brasil, está a pouco mais de 100 metros de ter o tabuleiro totalmente conectado na parte central. A expectativa é que a união física dos dois lados ocorra entre o fim de maio e o início de junho.
De acordo com o Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), responsável pela execução do projeto com recursos da Itaipu, os trabalhos seguem dentro do cronograma técnico. A concretagem do trecho 13 foi concluída no lado paraguaio, enquanto o trecho 15 já está finalizado no lado brasileiro, aproximando de forma decisiva o encontro das estruturas sobre o Rio Paraguai.
Após a conexão central, as equipes darão sequência aos serviços de acabamento, instalação de sinalização e preparação para o teste de carga, etapa necessária antes da liberação definitiva da ponte.
Paralelamente, avançam as obras de acesso. O projeto prevê uma ligação de 3,8 quilômetros entre a cabeceira da ponte e a rodovia PY15, com pavimentação asfáltica. Já foram iniciados serviços de dragagem e terraplenagem para consolidar a via. As intervenções integram um pacote de investimentos financiado pela Margem Direita da Itaipu, que também inclui a reconstrução do acesso a Carmelo Peralta.
Com 1.300 metros de extensão e duas faixas de tráfego, a Ponte Bioceânica é considerada peça-chave do Corredor Bioceânico, que pretende impulsionar o comércio e a integração logística entre os países da região. Além da estrutura principal, o projeto contempla avenida de acesso, parque linear e cais para pequenas embarcações, reforçando o impacto urbano e econômico na fronteira.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

No MPMS, indígenas pressionam prefeitura por terrenos prometidos no Jd. Inápolis

Mulher é esfaqueada pelo companheiro e espera mais de três horas por atendimento médico

TJ nega trancamento de ação contra capitão da PMMS por constituição de empresa

Veja o que abre e o que fecha no Carnaval em Campo Grande

Agetran inicia Operação Carnaval 2026 com esquema especial no transporte coletivo

Justiça Itinerante suspende atendimentos no Carnaval

Com investimento milionário, reforma do aeroporto da Capital deve terminar em junho

Agems reforça fiscalização no transporte com inteligência de dados

Psicóloga explica por que cães e gatos se tornam alvo de dores humanas mal resolvidas


Foto: Itaipu Binacional 


