Tradição e modernidade formam a marca dos Correios. Com três séculos e meio de existência, além do registro histórico em peças filatélicas, a empresa expressa a trajetória do país no seu patrimônio arquitetônico por meio de prédios construídos no início do século XX em diversas cidades do Brasil, onde convivem e contrastam com modernos complexos logísticos.
Perto de completar 120 anos de emancipação, Campo Grande (MS) tem também no prédio dos Correios uma das construções históricas da cidade. Localizada na esquina da Avenida Dom Aquino com a Av. Calógeras, a construção segue um conceito eclético e moderno para a época – a pedra fundamental foi lançada em 1934 e a ocupação do prédio se dá em 1940.
Antes disso, os Correios já estavam estabelecidos em Corumbá. Em Campo Grande, desde a década de 1920 o serviço ocupava um prédio na Rua 13 de Maio, quase esquina com a Rua Dom Aquino. A distribuição de correspondência na época era realizada pelo empresário Luís dos Santos em seus "Fordinhos - de - Bigode".
A arquitetura do prédio histórico chama atenção de pesquisadores. Professora no curso Arquitetura e Urbanismo, Camila Amaro levou alguns de seus alunos para conhecer de perto características diferenciadas da construção. "A arquitetura eclética do edifício foi um ponto relevante para a visita, além de estar inserido na Zona Especial de Interesse Cultural do Centro de Campo Grande", relatou a docente.
Segundo o arquiteto dos Correios, Erick Fraiha, os Correios têm um patrimônio arquitetônico de relevância para o contexto onde estão inseridos, como é o caso do prédio que atualmente abriga a agência central de Campo Grande e a sede da Superintendência Estadual de Operações em Mato Grosso do Sul. "São muitos os desafios de conservação. Há diversas implicações legais e institucionais acerca das mudanças relacionadas ao uso do espaço ao longo dos anos", destacou o profissional.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Operação Ferro-Velho fiscaliza 13 estabelecimentos na Capital

Eventos e obras interditam ruas no fim de semana em Campo Grande; confira

VÍDEO: Residencial no 'Carandiru' passa por vistoria dos Bombeiros com apoio da PM

EMHA convoca suplentes para 30 apartamentos no Jardim Antártica

Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes

Acusado de homicídio por espancamento em Campo Grande é condenado a 10 anos de prisão

Programa Vivências no SUS abre inscrições na segunda-feira na Capital

Transporte público terá esquema especial durante Carnaval na Capital

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Prédio dos Correios na Avenida Calógeras com a Dom Aquino no início do século XX (Assessoria)



