Em uma publicação feita no Diário Oficial do Municipio desta sexta-feira (8), a prefeitura declara situação de no aumento dos casos de dengue registrado esse ano em Campo Grande. O prazo de vigência do decreto é de 180 dias.
O decreto traz uma medida necessária de respostas sobre o controle da doença e com base nos números indicadores da Secretária Municipal de Saúde (Sesau), a capital foi colocada em situação de epidemia da dengue.
De janeiro até o dia 1º de março, foram notificados 7.530 casos de dengue no município, sendo 915 confirmados. Somente no mês de fevereiro, foram registrados 4.514 casos notificados da doença, uma média de mais de 160 notificações por dia. Até o momento, um caso de óbito já foi confirmado e um segundo segue em investigação.
O texto destaca a preocupação quanto a circulação simultânea dos sorotipos Den-1 e Den-4 e a reintrodução do sorotipo Den-2 que voltou a circular no município, o que aumenta a preocupação quanto ao risco de epidemia de outras doenças cujo vetor também é o Aedes Aegypti, como a Chikungunya e o Zika Vírus, apontado como causador da microcefalia.
Além do ciclo epidêmico destas doenças que ocorrem de três em três anos, o mês de fevereiro registrou um volume considerável de chuvas, 383,2 mm quando o esperado era de 171,4 mm, superando a media esperada em 123,57%, índices pluviométricos que favorecem a eclosão dos ovos.
Por conta disso, houve um aumento da demanda por exames laboratoriais, consultas médicas, produtos e serviços de saúde, contratação de profissionais de saúde, necessidade de leitos hospitalares, em especial a partir de fevereiro e consequentemente aumentou o número de consultas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e demais unidades da rede;
Diante do aumento significativo de internações exigindo imediato aumento na oferta de pessoal, estrutura, materiais, equipamentos e aparelhamento hospitalar; Considerando o parecer da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil relatando a ocorrência deste desastre, sendo favorável à declaração de situação de emergência.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Volta do parquímetro em Campo Grande tem aval dos comerciantes, diz prefeitura

Decreto regulamenta volta do parquímetro em Campo Grande; valor da hora será R$ 5,00

Com feriado na semana, agências do Detran-MS funcionam até quarta-feira

Estado entrega 25 moradias e reforça estrutura de serviços em Alcinópolis

Mais de 30 presos passam por audiência de custódia neste domingo em Campo Grande

Armado, menor procurado por assassinato no Jd. Nhanhá foge de abordagem do Choque

Rapaz que matou a filha e a esposa para não pagar pensão vai a júri popular, decide juiz

Servidor do TJMS tem carro furtado após não pagar programa com novinho em Campo Grande

Júri desclassifica crime de 'Bafo' e réu deixa julgamento sem condenação no Aero Rancho


Prefeito Marquinhos analisou números e decretou situação de emergência no aumento dos casos de dengue (Divulgação/PMCG)



