Depois da requalificação da rua 14 de Julho, a prefeitura e o Sebrae/MS realiza uma consultoria inédita, a Place-Branding, para ouvir diferentes sugestões de grupos e criar novas atrações para a via.
Atualmente, a consultoria está na etapa de engajamento comunitário, com a realização de oficinas para ouvir sugestões e anseios da população. Já ocorreram encontros com Mulheres, Idosos, Pessoas com Deficiência, Jovens, Comerciantes, Representantes do Turismo, entre outros.
Para realizar o trabalho, o Sebrae/MS contratou a empresa Place For Us, primeira especializada no assunto no país. Segundo o consultor Caio Esteves, a proposta é ouvir diferentes grupos. “Procuramos entender as diferentes visões do local para ter um termômetro do que se espera desse lugar que acabou de sofrer uma requalificação bastante impactante”.
Conforme a secretária de Cultura e Turismo de Campo Grande, Melissa Tamaciro, o objetivo é fazer com que a população se identifique com a via, para que a obra vá além da estruturação física. “Temos uma expectativa de cada vez mais em camadas, ir reunindo as lideranças e as governanças, e trabalhando até chegar na ponta. Esperamos conseguir extrair vivências reais, impactando no pertencimento”.
Participantes
De espaço para pets, palco para atrações culturais e acessibilidade, as sugestões são variadas e demonstram o potencial da Rua 14 de Julho. Para o comerciante Djalma Nogueira, da loja Beco Acessórios, "somos os mais interessados, mas precisamos deste apoio, queremos transformar a rua no ‘shopping de céu aberto’ que esperamos. Isso vai trazer cultura, lazer, e consequentemente fomentar o comércio e a economia local”, disse.
Já a empresária Flavia Siqueira, embaixadora da Rede Mulher Empreendedora observou oportunidades para a via. “O poder de comércio e cultural da 14 estava mitigado, então estamos resgatando isso, é uma oportunidade para as pessoas perceberem diferentes usos e costumes”.
Place Branding
A consultoria tem como foco o levantamento, mapeamento, engajamento e proposições estratégicas, utilizando a metodologia Place Branding para identificar vocações, potencializar identidades e fortalecer lugares. O trabalho inclui a realização de quatro etapas: entrevistas; engajamento comunitário; consolidação do material e entrega do levantamento para o município.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Em menos de 24h, Adriane veta lei dos vereadores que suspendia alta do IPTU na Capital

Moradora contesta serviço entregue pela gestão que cobra IPTU sem desconto

Moradores protestam e colocam barquinho de papel em buraco na Vila Planalto

Justiça reconhece prática reiterada e condena estelionatário por golpe em Campo Grande

Caravana da Castração inicia atendimentos em cinco municípios a partir de quinta-feira

OAB aponta abuso no IPTU e juiz manda prefeitura se explicar em Campo Grande

Funesp abre processo seletivo com salários de até R$ 6 mil em Campo Grande

Sebrae inicia atendimentos porta a porta a micro e pequenas empresas em MS

Com desconto de 20% negado, prefeitura dá novo prazo para pagar IPTU 2026; entenda calendário


Rua 14 de Julho foi revitalizada em 2019 (Jhonatas Padilha)



