Menu
Menu
Busca sábado, 15 de junho de 2024
Prefeitura Refis Junho24
Cidade

Prefeitura reforça informações sobre novos documentos exigidos pelo CadÚnico

O objetivo da mudança, é melhorar a qualidade das informações registradas

06 julho 2023 - 15h40Brenda Leitte, com Prefeitura

Famílias que precisam atualizar ou desejam realizar inscrição no Cadastro Único, devem ficar atentas às mudanças realizadas pelo Governo Federal, que alterou a Portaria nº 810, de 14 de setembro de 2022, e estabeleceu novos documentos que devem ser apresentados pelos usuários.

De acordo com a gerente do Cadastro Único da SAS (Secretaria Municipal de Assistência), Viviane Brandão, o objetivo é melhorar a qualidade das informações registradas, por isso passam a ser obrigatórios o documento com foto do responsável pela unidade familiar e o comprovante/declaração de residência, que deverão ser apresentados junto com os documentos de identificação de todos os componentes familiares.

Para divulgar e reforçar as informações, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da SAS, está realizando ações e capacitações para os profissionais que atuam no Cadastro Único, informando sobre as alterações exigidas pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).

Entre as principais ações estão as visitas de técnicos do Cadastro Único às famílias declaradas unipessoais, ou seja, compostas por uma única pessoa, ações em comunidades indígenas e em localidades onde residem usuários com dificuldade de locomoção até os Cras e capacitações com os entrevistadores. A equipe técnica também está indo até as unidades da rede municipal de Assistência Social que realizam o Cadastro, para divulgar aos servidores um roteiro elaborado de orientação sobre acesso ao sistema e consulta aos dados disponíveis para cumprir as novas normativas.

No total, 148 profissionais entre coordenadores, entrevistadores e técnicos estão envolvidos nas atividades e orientações aos usuários.

Segundo Viviane Brandão, nos próximos dias será realizada uma reunião informativa com as OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) e representantes dos programas que utilizam o Cadastro Único como ferramenta de seleção.

O superintendente de Proteção Social Básica da SAS, Artêmio Versoza, destacou que outro ajuste importante foi no procedimento de cadastramento ou atualização cadastral de famílias compostas por uma única pessoa, que, além dos documentos obrigatórios, também deverão assinar termo de responsabilidade específico, se comprometendo com a veracidade das informações prestadas ao Cadastro Único, evitando assim que pessoas da mesma família recebam mais de um benefício.

“É necessário ressaltar que o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é definido como instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, utilizado para seleção de beneficiários de programas/benefícios sociais como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira da Pessoa Idosa”, frisou Artêmio.

Também foram definidas regras para a integração entre o Cadastro Único e o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), por meio do povoamento de dados da renda formal e benefícios identificados no CNIS para pessoas cadastradas no CadÚnico, ou seja, haverá a migração automática de dados do CNIS no Cadastro Único.

Essa integração será positiva, pois vai proporcionar que benefícios e programas alcancem com precisão as famílias que deles necessitam.

Cadastros

Em Campo Grande, 191.988 famílias estão cadastradas no Cadastro Único (dados de abril/2023) e, destas, 21.979 famílias compostas por uma pessoa só estão em averiguação e possuem prazos específicos para atualizarem ou terão repercussão nos benefícios como Programa Bolsa Família e Tarifa Social de Energia Elétrica.

Em julho está previsto o cancelamento do benefício do Programa Bolsa Família de 1.091 famílias que não atualizaram a tempo. As famílias que, por algum motivo, necessitam atualizar o CadÚnico para corrigir alguma informação incorreta, precisam procurar uma das 27 unidades da SAS que realizam o Cadastro Único, como os Cras, Centros de Convivência, Central do Cadastro Único, Centro Pop, UAIFA I e Secretaria Municipal da Juventude. Para isso é necessário apresentar os seguintes documentos:

Para o Responsável Familiar:

Obrigatório apresentar documento com foto, CPF e Comprovante de Residência ou Declaração de residência;

Para os demais moradores do domicílio:

Obrigatório apresentar CPF e pelo menos mais um documento;
Título de Eleitor;
Certidão de Nascimento ou Casamento;
Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho.

Para mais informações sobre o Cadastro Único ou programas do Governo Federal, o usuário pode ligar para a Gerência de Gestão do CadÚnico no telefone (67) 3314-4482, ramais 6037 e 6038, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Paciente foi atendido pela própria equipe do hospital
Cidade
JD1TV: Vídeo mostra paciente sendo socorrido após queda do 6° andar no HRMS
Apesar da cena, motorista só sofreu um ferimento na boca
Cidade
JD1TV: Câmera flagra 'rodopios' de Saveiro em capotamento na Av. Guaicurus
Arraial de Santo Antônio tem shows de sertanejos a partir das 19h neste sábado
Cidade
Arraial de Santo Antônio tem shows de sertanejos a partir das 19h neste sábado
CAC fica na Rua Marechal Rondon, 2655
Cidade
Atendimento para negociar débitos com a Prefeitura segue até 16h nesta sexta
E.M. Professor Múcio Teixeira Júnior -
Educação
Prefeitura fecha contrato de R$ 281 mil para reforma de escola na Vila Carlota
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga empresas por desmatamento ilegal em Campo Grande
22° Arraial de Santo Antônio: Tostão e Guarani e Trio Violada fazem a festa nesta sexta
Cidade
22° Arraial de Santo Antônio: Tostão e Guarani e Trio Violada fazem a festa nesta sexta
Pedágio da CCR MSVia na rodovia federal BR-163
Geral
CCR-MSVia reajusta tarifas de pedágio na BR-163 em Mato Grosso do Sul
População poderá se cadastrar no novo programa
Cidade
Cadastro do Bônus Moradia Emendas será lançada na segunda pelo Governo de MS
Missa Campal, do Arraial de Santo Antônio de 2022
Cidade
22° Arraial de Santo Antônio terá procissão e Santa Missa nesta quinta-feira

Mais Lidas

IMAGENS FORTES: mulher morre após ser devorada por rottweilers em casa de prostituição
Polícia
IMAGENS FORTES: mulher morre após ser devorada por rottweilers em casa de prostituição
JD1TV: Jovens morrem ao caírem de 12 metros de altura enquanto esperavam show em boate
Internacional
JD1TV: Jovens morrem ao caírem de 12 metros de altura enquanto esperavam show em boate
À polícia, homem contou que disparo foi acidental, versão que é contestada por amigos da vítima
Polícia
Homem que deu tiro na cabeça de esposa passou em bar antes de voltar para local do crime
Vítima, que era pessoa com deficiência, não tinha família na Capital e era próxima dos vizinhos
Polícia
Marido de mulher baleada na cabeça já havia quebrado perna da vítima