Estão abertas, a partir da segunda-feira (2), as inscrições para o Programa Nacional de Vivências no Sistema Único de Saúde (Vivências no SUS), em articulação com o Projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) – edição 2026. A vivência será realizada em Campo Grande, entre os dias 6 e 11 de abril de 2026, proporcionando uma imersão completa nos serviços e nas políticas públicas de saúde do município.
O processo seletivo é conduzido pela Associação da Rede Unida, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Secretaria de Estado de Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Associação de Arteterapia de Mato Grosso do Sul.
Ao todo, são ofertadas 33 vagas, sendo 30 destinadas a viventes, estudantes de graduação, ensino técnico e residentes da área da saúde, e três para facilitadores, voltadas a pessoas com experiência prévia em vivências no SUS, movimentos sociais, projetos de extensão, pesquisa ou iniciativas relacionadas à formação em saúde. O edital prevê ainda reserva de vagas para pessoas negras, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas trans, conforme a legislação vigente.
Durante a vivência, os participantes terão contato direto com os diferentes níveis de atenção à saúde, como Atenção Primária, Secundária e Terciária, além da Rede de Atenção Psicossocial, Rede Hospitalar, Urgência e Emergência, políticas públicas de equidade, saúde da mulher, atenção a populações vulneráveis, gestão e educação em saúde, entre outras áreas estratégicas do SUS em Campo Grande. As atividades ocorrerão em regime de imersão integral, com acompanhamento pedagógico, metodologias ativas e espaços de reflexão coletiva.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, disponível até às 23h59 (horário de Mato Grosso do Sul) do dia 27 de fevereiro de 2026. Para participar, é necessário anexar documento de identificação com foto, carteira de vacinação atualizada, comprovante de matrícula no semestre 2026/1 e uma carta de apresentação, que será utilizada como critério de avaliação.
O resultado final será divulgado no dia 27 de março de 2026, no site da Rede Unida. A vivência não é remunerada, porém o projeto custeará alimentação, hospedagem coletiva e transporte interno durante as atividades. Os participantes que cumprirem integralmente a programação receberão certificação, com carga horária definida conforme as atividades desenvolvidas ao longo da imersão.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Transporte público terá esquema especial durante Carnaval na Capital

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Prefeitura leva à Câmara argumentos para manter veto à taxa do lixo

Acusado de homicídio por espancamento é julgado hoje em júri popular na Capital

Volta às aulas amplia circulação e reforça necessidade de prevenção

Denúncia aponta que terreno 'abandonado' no Centro tem até família de lobinhos

População poderá participar da construção da programação do Festival de Inverno de Bonito

Delas Day 2026 traz Giovanna Antonelli e Natalia Beauty no Bosque Expo

Tentativa de homicídio em Campo Grande 'rende' pena de 3 anos em regime aberto


Ao todo, são ofertadas 33 vagas, sendo 30 destinadas a viventes, estudantes de graduação, ensino técnico e residentes da área da saúde, e três para facilitadores (Foto: Divulgação)



