O Comitê Gestor Estadual para Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica (Ceesrad/MS) iniciou, na quarta-feira (21), o levantamento da situação documental da população indígena transfronteiriça oriunda do Paraguai e residente em Mato Grosso do Sul.
A ação integra um projeto-piloto desenvolvido em articulação com o Consulado do Paraguai e ocorre nos municípios de Paranhos, Coronel Sapucaia e Caarapó. O objetivo é mapear a condição documental dessas comunidades, etapa considerada fundamental para a definição de estratégias de regularização migratória.
Em Paranhos, os trabalhos seguem até o dia 25 de janeiro e contemplam as aldeias Arroio Corá, Ipoy, Sete Cerros, Pirajuí, Potrero Guassu e Paraguassu. As atividades são realizadas nas escolas municipais das aldeias, onde ocorrem reuniões com as comunidades indígenas.
Após o levantamento, o Ceesrad atuará de forma integrada com o Consulado do Governo Paraguaio, em Ponta Porã, para viabilizar a emissão da documentação necessária à regularização dos indígenas transfronteiriços.
A regularização documental é essencial para garantir o acesso a políticas públicas como saúde, educação, assistência social e programas sociais. Ligado à Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), o Ceesrad executa a ação em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Indígenas, coordenações regionais da Funai e o Distrito Sanitário Especial Indígena.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

'Batida' do Ministério da Saúde no SAMU ocorre após caso parar no Ministério Público

Secretário admite falta de recursos e Hospital Municipal segue travado em Campo Grande

Comunidade Tia Eva recebe obras de restauro da Igreja São Benedito

TJ manda prefeitura de Campo Grande sair da omissão e cuidar de animais abandonados

Nova portaria amplia Tarifa Social e beneficia mais de 50 mil famílias em MS

Abertas as inscrições para novos alunos da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande

Justiça dá 30 dias para prefeitura apresentar plano e conter caos na Chácara dos Poderes

Estado autoriza concurso para 194 técnicos de enfermagem na Funsau

Secretário diz que diminuição de desconto e parcelamento do IPTU é estratégia para garantir caixa







