Menu
Menu
Busca quinta, 29 de janeiro de 2026
Gov IPVA Jan26
Cidade

Volta às aulas amplia circulação e reforça necessidade de prevenção

Polícia aposta em diálogo, cuidado cotidiano e presença preventiva no entorno das escolas

29 janeiro 2026 - 09h55Sarah Chaves, com Sejusp

Com a volta às aulas em 2026, não é apenas a rotina das escolas que muda. Ruas ficam mais cheias, horários se reorganizam e a cidade passa a girar novamente no ritmo de mochilas, uniformes e filas na porta das unidades de ensino. Em Mato Grosso do Sul, cerca de 172 mil alunos da Rede Estadual retomam as atividades na próxima semana, e esse movimento exige atenção que vai além dos muros escolares.

Para as forças de segurança, o início do ano letivo é um período estratégico para prevenir riscos que surgem justamente com o aumento da circulação de crianças e adolescentes. Mais do que ações ostensivas, a avaliação é de que a segurança começa dentro de casa. A orientação é que pais e responsáveis mantenham diálogo constante com os filhos e com a escola, observando mudanças de comportamento e possíveis sinais de conflito logo no começo do ano.

A delegada Daniella Kades de Oliveira Garcia, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude, reforça que “a prevenção começa dentro de casa”, destacando a importância da participação ativa da família na rotina escolar. Segundo ela, entender a escola como aliada facilita a resolução de problemas antes que se tornem mais graves ao longo do ano letivo.

O acompanhamento da rotina, incluindo mochilas, cadernos e o uso do celular, é tratado como cuidado e não como invasão de privacidade. De acordo com a Polícia Civil, essa supervisão pode evitar desde conflitos escolares até situações mais graves, inclusive relacionadas à saúde mental de crianças e adolescentes.

No trajeto entre casa e escola, a atenção também precisa ser redobrada. Refazer o percurso com os filhos, indicar caminhos mais seguros, orientar sobre travessias e, quando possível, utilizar ferramentas de localização no celular são medidas simples que ajudam a reduzir riscos. A recomendação é que aparelhos eletrônicos permaneçam guardados durante o deslocamento, evitando exposição a furtos e roubos. Em caso de abordagem criminosa, a orientação é não reagir e procurar ajuda imediatamente.

O uso de celulares e redes sociais também entra no radar neste início de ano. Embora sejam ferramentas importantes para estudo e comunicação, o uso excessivo pode prejudicar o desempenho escolar. O controle parental e o acompanhamento próximo dos responsáveis são apontados como fundamentais para um ambiente digital mais seguro.

Para reforçar a segurança neste período, a Polícia Militar realiza a Operação Volta às Aulas – 1º Semestre 2026, entre 26 de janeiro e 13 de fevereiro, em Campo Grande. A ação prioriza o policiamento preventivo no entorno das escolas e o cumprimento dos protocolos de segurança. O Batalhão de Polícia Militar de Trânsito atua com fiscalização e blitze educativas, alertando para práticas como fila dupla, que comprometem a fluidez do trânsito e aumentam o risco de acidentes.

As ações preventivas se estendem ao ambiente escolar com a continuidade do Proerd, voltado a crianças da educação infantil e alunos do 5º ano, abordando temas como cidadania, autoestima e prevenção à violência. O Programa Escola Segura, Família Forte também mantém a ronda escolar em municípios como Campo Grande, Dourados e Ponta Porã, com visitas às unidades logo na primeira semana de aula.

Mais do que presença policial, a proposta é fortalecer vínculos. A avaliação das forças de segurança é que um ano letivo tranquilo depende de uma engrenagem simples: família atenta, escola aberta ao diálogo e poder público atuando de forma preventiva.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Reprodução Denúncia
Cidade
Denúncia aponta que terreno 'abandonado' no Centro tem até família de lobinhos
Festival na Praça da Liberdade
Cidade
População poderá participar da construção da programação do Festival de Inverno de Bonito
Giovanna Antonelli
Cidade
Delas Day 2026 traz Giovanna Antonelli e Natalia Beauty no Bosque Expo
Tentativa de homicídio em Campo Grande 'rende' pena de 3 anos em regime aberto
Justiça
Tentativa de homicídio em Campo Grande 'rende' pena de 3 anos em regime aberto
Miguel faleceu no acidente de trânsito
Justiça
Motorista bêbado que matou criança e idosa em acidente na Capital vai a júri popular
Vídeo: Sem 'facecard' - PMA resgata Jiboia 'barrada' no Tribunal de Contas
Cidade
Vídeo: Sem 'facecard' - PMA resgata Jiboia 'barrada' no Tribunal de Contas
Material entorpecente apreendido - Foto: Divulgação
Polícia
Força Tática prende "Corujão" por tráfico na região norte de Campo Grande
Edison Ferreira de Araújo, presidente do Sindivarejo CG
Cidade
Edison Araújo seguirá à frente do Sindivarejo por mais quatro anos
O chamamento contempla comerciantes nas modalidades barraca e trailer/food truck
Cidade
Divulgado resultado do edital para ambulantes no Carnaval 2026; confira
Caso foi atendido pela Defensoria Pública -
Justiça
Prefeitura é acionada na Justiça por deixar população em situação de rua "desassistida"

Mais Lidas

Carro desviou de buraco e atingiu o motociclista
Trânsito
AGORA: Motorista desvia de buraco, atinge moto e mata motociclista no Jardim Seminário
A confusão aconteceu na tarde de hoje
Polícia
Adolescente é espancado a pauladas após bater em menino autista no Parque Ayrton Senna
Confronto aconteceu no bairro Jardim Cerejeiras
Polícia
AGORA: Dois suspeitos de roubos morrem em confronto com o Choque em Campo Grande
Foto: Ilustrativa / MrDm / Freepik
Comportamento
Pesquisa aponta que mulheres preferem homens com pênis maiores