Menu
Busca sexta, 07 de maio de 2021
(67) 99647-9098
Sebrae
Clima

Vídeo: ameaça de tornado em Campo Grande assusta moradores

O meteorologista Natálio Abraão afirma que em locais onde é comum acontecer esse fenômeno, os ventos podem ultrapassar os 300km/h o que não é o caso do Brasil

20 abril 2021 - 07h59Marcos Tenório

Um morador de Campo Grande, registrou no final da tarde desta segunda-feira (19),um fenômeno climático conhecido como nuvem funil, que nada mais é, que o princípio da formação de um "tornado" que são redemoinhos atmosféricos caracterizados por um espiral, em forma de funil de vento. Ao olhar para o céu, moradores de Campo Grande se assustaram com o que viram. 

Em um vídeo gravado por ele, Genilson Cruz, avista o espiral na Avenida Mato Grosso, em seguida ele segue para a região do parque do Soter, onde fica cada vez mais nítido o fenômeno, como um caçador de "furacões", ele segue atrás do que ele define com um"tornadinho", que se dissipa com a chuva que caiu na região norte da Capital.

"Vamos torcer para que não aconteça um estrago grande", fala Genilson durante gravação. Ele percorre  até não ser mais visto.

De acordo com meteorologista, Natálio Abraão, numa situação como aquela, que foi o início do processo físico se iniciou e criou uma situação visual. Ele se forma normalmente em baixo de nuvem de trovoada, mas ele não atingiu o solo. 

Quando não atinge o solo ele é chamado de nuvem funil, mas se atingisse o chão se tornaria um tornado, diz Natálio. "Nós identificamos 42 km/h de vento", afirma.

O meteorologista afirma que em locais onde é comum acontecer esse fenômeno, os ventos podem ultrapassar os 300km/h o que não é o caso do Brasil. 

Natálio explica que o tornado pode ocorrer em qualquer parte do mundo, mas para que isso aconteça, ele precisa ter condições físicas para que ele se forme, então normalmente ele precisa de muita energia calorifica, então ele precisa de calor e umidade e tem que sem estar se formando em baixo de nuvem.
 

Girafa

Deixe seu Comentário

Leia Também

Clima
Dia que amanheceu com neblina anuncia queda nas temperaturas
Clima
Tempo permanece seco e umidade relativa do ar pode atingir os 20%
Clima
Temperaturas elevadas e baixa umidade do ar nesta terça-feira
Clima
Maio começa com tempo seco e dias ensolarados
Clima
Domingo será de sol, com possibilidade de chuva fraca a tarde
Clima
Maio começa com tempo firme e seco em todo Estado
Clima
Mês de abril termina com tempo seco e temperaturas em elevação
Clima
Quinta-feira será de tempo firme e sem possibilidades de chuva em MS
Clima
Capital amanhece com sensação de 12°C e máxima deve atingir os 26°C
Clima
Capital amanhece com 15°C e tempo deve permanecer firme nesta terça

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio