Menu
Menu
Busca sexta, 26 de julho de 2024
TJMS Jul24
Comportamento

"Atuar na África é fazer valer cada minuto de estudo e de vida", diz médica

Organização está à procura de profissionais da saúde para atendimentos nas caravanas de 2023

17 janeiro 2023 - 16h08Brenda Leitte

Vivenciar uma experiência fraterna ao viajar para conhecer de perto os acolhidos, colaboradores e o dia a dia nos centros de acolhimento dos projetos da “Fraternidade Sem Fronteiras”, é uma oportunidade única. A Organização humanitária está com vagas abertas para profissionais da área da saúde, que quiserem participar das caravanas neste primeiro semestre de 2023. Ao JD1, a jovem médica Graziella Almeida que carrega as experiências vividas nas caravanas, chama a atenção para uma “transformação de vida”, instigando outros profissionais a se doarem para os povos necessitados.

“Quando decidi ser médica, aos 12 anos, em uma virada de ano com aquele banquete servido, depois de ver na televisão uma propaganda de crianças africanas famintas, ali já tracei meu sonho. Os adultos eram repetitivos demais, só sabiam dizer que quando eu crescesse entenderia tudo e desistiria. Em parte, estavam certos. Eu entendi mais do que considerava ser "tudo", assim que pude tocar os primeiros corações em Madagascar”, iniciou ela.

Médico Wilson Valeti - Foto: FSF

Compartilhando as vivências quanto médica, mas também as vivências pessoais, Graziela afirmou que ao contrário do que muitos pensam, ela mais recebeu dos pequenos africanos, do que se doou. “Muitos dirão que viemos dar o que eles nunca tiveram, mas o que recebi aqui, não encontrei jamais em nenhuma outra parte do mundo. A fisiologia não explica o que o frágil metabolismo dessas pessoas, que na vida mal alcançam os 45kg, é capaz de suportar”, indagou.

Apegada a tudo o que viveu na África, a médica incentiva os colegas de profissão a se permitirem viver momentos como o que viveu. “Quando cheguei na África foi como se fortes raízes me nutrissem, ainda que neste solo de amarguras, foi como voltar para casa. Atuar aqui é fazer valer cada vontade, cada gesto, cada minuto de estudo e de vida. Por mais que fisicamente seja uma experiência transitória, espiritualmente ela existirá para sempre em mim, pois a modificação cravada na alma é eterna e continuará a ser reproduzida em minhas atuações na vida.  Quem tem a oportunidade de viver isso, nem pense. Venha! ”, instigou.

Atualmente, a FSF atua em alguns dos lugares mais pobres do planeta, com esperança e desejo de ajudar a acabar com a fome, e a construir um mundo de paz. Ao todo, são oito países assistidos; 34 mil acolhidos; 74 polos; 1.182 jovens na escola; e 529 mil refeições produzidas por mês.

Pediatra Isabella Oliveira - Foto: FSF

Novas experiências em 2023

Para a temporada deste ano, são quatro destinos diferentes em projetos de ajuda humanitária nos países africanos: Malawi, Madagascar, Moçambique e República Democrática do Congo. Duas destas caravanas são para atendimentos na área da saúde aos acolhidos no Projeto Nação Ubuntu, no Malawi, e no Acolher Moçambique, em Moçambique.

Quanto aos projetos Órfãos do Congo, na República Democrática do Congo, e Ação Madagascar, em Madagascar, as caravanas agendadas são gerais, ou seja, qualquer profissional de qualquer área de atuação pode participar.

Como participar?

As caravanas são organizadas com a participação de padrinhos e madrinhas voluntários para Moçambique, Madagascar, República Democrática do Congo e Malawi, na África e para o Estado de Roraima, no Brasil. Para participar é preciso ser madrinha ou padrinho de um dos projetos da FSF e ter mais de 18 anos. Todos os custos da viagem são de responsabilidade do caravaneiro.

O primeiro projeto será em Moçambique, de 18 de fevereiro a 1º de março; Em seguida será a vez do projeto Ação Madagascar, de 15 de março a 02 de abril; E o projeto Órfãos do Congo, na República Democrática do Congo, de 17 a 29 de março. O projeto Nação Ubuntu, no Malawi será do dia 04 a 18 de abril. Mais informações acesse o site ou ligue: (67) 98475-5638. Seja um voluntário!

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro
Digix - Julho24

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dona Neli e seus netos
Comportamento
JD1TV - Dia dos Avós: Vovó Neli ensina receita de 'cueca virada' ao lado dos netos
Happy Land, Mundo Encantado da Disney, em Brasília
Comportamento
Um pedaço da Disney em Campo Grande? Parque e personagens chegam em agosto
Pescador fisga pintado gigante, no rio Dourados (MS)
Comportamento
Empresário fisga peixe gigante de quase 1,60m no Rio Dourados
Cargueiro KC-390 Millenium
Comportamento
Operação Pantanal: gigante de 52 toneladas já despejou 334 mil litros de água
Norma, de 89 anos, e Hildebrando, de 94 anos
Comportamento
Dia dos avós: casal completa 70 anos de casados e neto registra momento especial
Zé Neto, da dupla com Cristiano
Comportamento
Zé Neto, dupla de Cristiano, é diagnosticado com pneumonia e se afasta dos palcos
Marcha pra Jesus 2024
Comportamento
Tradicional, 36ª Marcha para Jesus acontecerá no dia 26 de agosto na Capital
Fachada da Fruto do Ventre
Comportamento
JD1TV: Pandemia, mercado online e revitalização prejudicaram a 14 de Julho, diz comerciante
Sucuri estrangulada por lacre no Pantanal
Comportamento
Pescadores salvam sucuri estrangulada por lacre de plástico no Pantanal; assista
Fogueira na festa junina
Comportamento
Com quadrilha e fogueira, 'Nhô GOMS' acontece neste sábado na Capital

Mais Lidas

Happy Land, Mundo Encantado da Disney, em Brasília
Comportamento
Um pedaço da Disney em Campo Grande? Parque e personagens chegam em agosto
Centro de Campo Grande
Cidade
Campo Grande lidera ranking de capital mais competitiva em Capital Humano do Centro-Oeste
Escola Sesi oferta 104 vagas de gratuidade integral na educação básica
Educação
Escola Sesi oferta 104 vagas de gratuidade integral na educação básica
Desembargador aposentado Paulo Alfeu Puccinelli, foi Vice-Presidente do TJMS no biênio 2009-2011 -
Justiça
MP pede nova perícia financeira em ação contra desembargador que 'favoreceu' Jamil Name