Menu
Menu
Busca domingo, 19 de maio de 2024
TJMS Maio24
Comportamento

"Atuar na África é fazer valer cada minuto de estudo e de vida", diz médica

Organização está à procura de profissionais da saúde para atendimentos nas caravanas de 2023

17 janeiro 2023 - 16h08Brenda Leitte

Vivenciar uma experiência fraterna ao viajar para conhecer de perto os acolhidos, colaboradores e o dia a dia nos centros de acolhimento dos projetos da “Fraternidade Sem Fronteiras”, é uma oportunidade única. A Organização humanitária está com vagas abertas para profissionais da área da saúde, que quiserem participar das caravanas neste primeiro semestre de 2023. Ao JD1, a jovem médica Graziella Almeida que carrega as experiências vividas nas caravanas, chama a atenção para uma “transformação de vida”, instigando outros profissionais a se doarem para os povos necessitados.

“Quando decidi ser médica, aos 12 anos, em uma virada de ano com aquele banquete servido, depois de ver na televisão uma propaganda de crianças africanas famintas, ali já tracei meu sonho. Os adultos eram repetitivos demais, só sabiam dizer que quando eu crescesse entenderia tudo e desistiria. Em parte, estavam certos. Eu entendi mais do que considerava ser "tudo", assim que pude tocar os primeiros corações em Madagascar”, iniciou ela.

Médico Wilson Valeti - Foto: FSF

Compartilhando as vivências quanto médica, mas também as vivências pessoais, Graziela afirmou que ao contrário do que muitos pensam, ela mais recebeu dos pequenos africanos, do que se doou. “Muitos dirão que viemos dar o que eles nunca tiveram, mas o que recebi aqui, não encontrei jamais em nenhuma outra parte do mundo. A fisiologia não explica o que o frágil metabolismo dessas pessoas, que na vida mal alcançam os 45kg, é capaz de suportar”, indagou.

Apegada a tudo o que viveu na África, a médica incentiva os colegas de profissão a se permitirem viver momentos como o que viveu. “Quando cheguei na África foi como se fortes raízes me nutrissem, ainda que neste solo de amarguras, foi como voltar para casa. Atuar aqui é fazer valer cada vontade, cada gesto, cada minuto de estudo e de vida. Por mais que fisicamente seja uma experiência transitória, espiritualmente ela existirá para sempre em mim, pois a modificação cravada na alma é eterna e continuará a ser reproduzida em minhas atuações na vida.  Quem tem a oportunidade de viver isso, nem pense. Venha! ”, instigou.

Atualmente, a FSF atua em alguns dos lugares mais pobres do planeta, com esperança e desejo de ajudar a acabar com a fome, e a construir um mundo de paz. Ao todo, são oito países assistidos; 34 mil acolhidos; 74 polos; 1.182 jovens na escola; e 529 mil refeições produzidas por mês.

Pediatra Isabella Oliveira - Foto: FSF

Novas experiências em 2023

Para a temporada deste ano, são quatro destinos diferentes em projetos de ajuda humanitária nos países africanos: Malawi, Madagascar, Moçambique e República Democrática do Congo. Duas destas caravanas são para atendimentos na área da saúde aos acolhidos no Projeto Nação Ubuntu, no Malawi, e no Acolher Moçambique, em Moçambique.

Quanto aos projetos Órfãos do Congo, na República Democrática do Congo, e Ação Madagascar, em Madagascar, as caravanas agendadas são gerais, ou seja, qualquer profissional de qualquer área de atuação pode participar.

Como participar?

As caravanas são organizadas com a participação de padrinhos e madrinhas voluntários para Moçambique, Madagascar, República Democrática do Congo e Malawi, na África e para o Estado de Roraima, no Brasil. Para participar é preciso ser madrinha ou padrinho de um dos projetos da FSF e ter mais de 18 anos. Todos os custos da viagem são de responsabilidade do caravaneiro.

O primeiro projeto será em Moçambique, de 18 de fevereiro a 1º de março; Em seguida será a vez do projeto Ação Madagascar, de 15 de março a 02 de abril; E o projeto Órfãos do Congo, na República Democrática do Congo, de 17 a 29 de março. O projeto Nação Ubuntu, no Malawi será do dia 04 a 18 de abril. Mais informações acesse o site ou ligue: (67) 98475-5638. Seja um voluntário!

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sabor do Bem
Comportamento
JD1TV: Festival de gelato reverte vendas em doação para a AACC/MS
Hugo e Guilherme
Comportamento
JD1TV: Municipalizado Campo-grandense! Hugo e Guilherme falam sobre 'No Pelo 360'
Viola Caipira
Comportamento
1° Festival Pantaneiro da Viola Caipira será em junho na Capital; veja como participar
Primeira edição do Festival no ano passado
Comportamento
2º Festival Hamburgueiros do MS será de 7 a 9 de junho na Capital
Dignidade Menstrual
Comportamento
Grupo de estudantes da UFMS faz campanha pela 'Dignidade Menstrual'
Festa Junina
Comportamento
Prepara o vestido e os remendos! Veja as datas das Festa Juninas da Capital
Equipe com destino ao RS
Comportamento
MS envia insumos e equipe especializada para auxiliar no resgate de animais no RS
Dut's Entretenimento lança 'ingresso solidário' em apoio ao RS; veja como comprar
Comportamento
Dut's Entretenimento lança 'ingresso solidário' em apoio ao RS; veja como comprar
Hugo e Guilherme
Comportamento
Garantir a foto? Hugo & Guilherme vendem ingressos pessoalmente nesta quinta na Capital
Ana Castela cantou em cidade paranaense na noite de domingo (12), pouco antes da surpresa
Comportamento
Ana Castela faz surpresa para o namorado Gustavo Mioto e leva fãs ao delírio; assista

Mais Lidas

Recurso financeiro "deixou de ser problema", diz Puccinelli sobre campanha
Política
Recurso financeiro "deixou de ser problema", diz Puccinelli sobre campanha
Sem vergonha, homem se esfrega em mulher durante show evangélico; vídeo
Polícia
Sem vergonha, homem se esfrega em mulher durante show evangélico; vídeo
Ele estava levando um passageiro quando o acidente aconteceu; os dois foram socorridos pelo SAMU
Polícia
JD1TV AGORA: Motoqueiro de aplicativo acerta árvore em rua do Centenário
Baderneiro morre ao ser baleado por sargento da PM a paisana na Lord Pub
Polícia
Baderneiro morre ao ser baleado por sargento da PM a paisana na Lord Pub