Dia 22 de abril, hoje, é celebrado o Descobrimento do Brasil. E neste dia, lideranças indígenas pediram demarcação de terras e respeito aos direitos indígenas no Acampamento Terra Livre, que foi montado em Brasília.
O acampamento é o maior evento de mobilização indígena do Brasil, e está na sua 20º edição.
A ação acontece até sexta-feira (26). A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) estima que seis mil pessoas devem participar da mobilização, e que 200 povos indígenas de todas as regiões do país sejam representados.
Segundo representantes da Apib, algumas reuniões foram marcadas com o Governo Federal para discutir as principais pautas dos povos originários. Entre elas, encontros com o Ministério do Meio Ambiente e com o Ministério do Desenvolvimento Social.
Amanhã (23), os indígenas farão uma marcha em direção ao Congresso Nacional, e terá como principal pauta "as ameaças aos povos indígenas no legislativo federal". Na quinta-feira (25), a caminhada será rumo ao Planalto. A expectativa, é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receba os indígenas na sede do Governo Federal.
Já na sexta-feira (26), os indígenas querem se reunir com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, para falar sobre a cota de candidaturas indígenas nas eleições.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Dia Internacional da SÃndrome de Down: associação faz gincana nesta sexta na Capital

Mais de 400 mil visualizações! De Campo Grande, cantor faz show na Av. Paulista e viraliza

Conselho Regional de Farmácia realiza drive-thru de descarte de medicamentos

Campo Grande recebe mutirão de voluntariado com 2.500 jovens

Delas Day: evento celebra protagonismo feminino com ampla programação na Capital

Mulheres que movem a BR-163 em MS: histórias de coragem e superação

Não pode tocar nas pessoas! CÃntia Chagas detona Marina Ruy Barbosa e leva invertida

Só para a mulherada! Aulão gratuito de defesa pessoal acontece neste sábado na Capital

85ª Expogrande: Acrisul anuncia show de Jota Quest com entrada gratuita
