Menu
Menu
Busca domingo, 16 de junho de 2024
Senar Junho24
Comportamento

O que fazer nas férias escolares? O JD1 dá dicas de brincadeiras para a criançada

Acampamento, sessão de cinema e criança na cozinha são algumas das ideias; Entenda

06 julho 2023 - 14h53Brenda Leitte    atualizado em 06/07/2023 às 15h50

Julho é o mês das férias escolares da criançada. Enquanto uns viajam, outros ficam em casa e, muita das vezes, os pais não sabem o que fazer com as crianças nesse período sem aula. O tédio bate à porta, e mães e pais ficam sem criatividade de brincadeiras que façam as crianças curtir os dias de folga. Por isso, o JD1 preparou uma lista de brincadeiras para curtir com a garotada, confira:

Acampamento - Quem aí não gostava de brincar de acampar quando era criança? A sensação de aventura, ainda que aconteça dentro de casa, é muito bom. A "barraca" improvisada pode ser montada no meio da sala, no quarto dos pequenos ou no quintal, na grama. Para isso, amarrar lençóis ou cobertores nos móveis funciona bem. Pronta a estrutura, é só espalhar almofadas, apagar as luzes, usar lanternas para dar aquele clima especial e pronto. Outra dica é arrumar uma mochilinha com itens essenciais para o acampamento, isso deixa as crianças envolvidas na missão.

Piquenique - Para aproveitar o sol, que tal estender a toalha no quintal? Também é possível o piquenique no tapete da sala. Também está valendo! Daí é só prepare comidinhas, como frutas e sanduíches, arrume uma cesta especial e convide as crianças para fazer esse lanche inusitado. Para ficar ainda mais legal, peça a ajuda delas para preparar tudo.

Festa do pijama - Poder dormir um pouquinho mais tarde é parte das férias de muitas crianças, mas nem é preciso alterar o horário de dormir para fazer uma festinha do pijama, basta que a família se programe. Basta reunir todos na sala de casa, com um pijaminha especial para inventar e contar histórias, cantar, dançar, fazer brincadeiras e até comer uma guloseima. Para essa atividade, a família pode escolher as brincadeiras que mais gostam.

Jogos de cartas e tabuleiro - Essa é clássica. Brincar de Detetive, Jogo da Vida, dama, jogo do palito e vários outros, é sempre divertido. A escolha depende da idade das crianças. Há ainda diversas opções de cartas e tabuleiros que mesmo os pequenos conseguem se divertir, como cara a cara, jogo do mico, jogo da memória, entre outros.

Criança na cozinha - Na correria do dia a dia, permitir que a criança ajude a preparar algum alimento pode não ser muito simples. Por isso, as férias podem ser o momento ideal para encontrar uma receita simples em que ela consiga colocar a mão na massa, juno de um adulto. Se for possível, vista o pequeno com um avental infantil, isso dará mais emoção na produção do dia.

Caça ao tesouro - Que tal montar uma caça ao tesouro para as crianças se sentirem um verdadeira detetive nessas férias? É só escolher um prêmio legal, esconder e espalhar pistas pela casa. O nível de dificuldade deve variar conforme o tamanho da criança e as habilidades dela, mas pode incluir desafios para tornar a atividade ainda mais gratificante e duradoura.

Ateliê do artista - Pequenas telas em branco, cavalete de madeira, algumas tintas, pinceis e tolerância para a sujeira - isso será bastante necessário! É disso que será preciso para montar um ateliê improvisado em casa. A dica é proteger o chão e os móveis, se for o caso, vestir a criança com uma roupa que possa ser manchada e deixar a criatividade dela fluir. Se preferir, troque as telas e o cavalete por folhas de papel, como folhas A3 que são maiores.

Sessão de cinema - Escolher com os pequenos um desenho para assistir, estourar pipoca, reunir a família na sala e dar o play é sempre um sucesso. Para incrementar a atividade, vale fazer saquinhos de pipoca individuais e até criar bilhetes de entrada para que as crianças "comprem" antes de se sentar no sofá. Elas vão amar o impenho dos mais velhos na brincadeira!

Torta na cara - Com pratinhos de plástico e chantilly já se tem o torta na casa. Basta separar as perguntas, que podem ser sobre desenho, escola, personagens, etc. Enfim, a criatividade é a chave para ter as melhores férias. 

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Maria Isabel e Marco Antônio | Anna Colombi e o noivo
Comportamento
Santo Casamenteiro? Jovens encontraram o amor após acharem aliança em bolo na Capital
Endrick e namorada
Comportamento
Não é só o Endrick: contrato de namoro ganha popularidade em MS
Dupla sertaneja Munhoz e Mariano
Comportamento
Show de Munhoz e Mariano e D-Ege: veja o que fazer na véspera de feriado na Capital
Irmã Silvia Vecellio, presidente de honra do Hospital São Julião
Comportamento
Irmã Silvia, presidente de Honra do São Julião, receberá 'Prêmio Zilda Arns 2024'
Estátua em homenagem ao cantor João Carreiro
Comportamento
Vai ter estátua! Mesmo com polêmicas, 'Tributo a João Carreiro' acontece nesta quarta
Aos oito anos, Fiona se aposenta da Polícia Rodoviária Federal
Comportamento
PRF aposenta cadela que deu prejuízo de R$ 60 milhões ao crime organizado
"Junho Vermelho": Grupo Enzo adere campanha de doação de sangue e convida população
Comportamento
"Junho Vermelho": Grupo Enzo adere campanha de doação de sangue e convida população
Sucuri foi avistada no último sábado (1) no Pantanal (MS)
Comportamento
JD1TV: Sucuri é flagrada fazendo digestão em rio de MS: "Inexplicavelmente gigante"
Au-au: Casal viraliza ao andarem com máscaras de cachorro no aeroporto de Brasília
Comportamento
Au-au: Casal viraliza ao andarem com máscaras de cachorro no aeroporto de Brasília
Marília Mendonça e a mãe, dona Ruth
Comportamento
Mãe de Marília Mendonça sofre acidente de carro; assista

Mais Lidas

IMAGENS FORTES: mulher morre após ser devorada por rottweilers em casa de prostituição
Polícia
IMAGENS FORTES: mulher morre após ser devorada por rottweilers em casa de prostituição
JD1TV: Jovens morrem ao caírem de 12 metros de altura enquanto esperavam show em boate
Internacional
JD1TV: Jovens morrem ao caírem de 12 metros de altura enquanto esperavam show em boate
À polícia, homem contou que disparo foi acidental, versão que é contestada por amigos da vítima
Polícia
Homem que deu tiro na cabeça de esposa passou em bar antes de voltar para local do crime
Vítima, que era pessoa com deficiência, não tinha família na Capital e era próxima dos vizinhos
Polícia
Marido de mulher baleada na cabeça já havia quebrado perna da vítima