Menu
Busca quarta, 23 de setembro de 2020
(67) 99647-9098
TJMS setembro20
Cultura

'12 anos de escravidão' ganha prêmio de melhor filme no Bafta

17 fevereiro 2014 - 11h48Via G1
O filme "12 anos de escravidão" ganhou o prêmio de melhor filme no British Academy Film Awards (Bafta), a premiação de cinema mais importante do Reino Unido, nesse domingo (16). A produção retrata a escravidão americana após a Guerra Civil e é baseada na história real de Solomon Northup, um homem livre enganado e vendido como escravo em plantações da Louisiana.

"Há 21 milhões de pessoas em escravidão enquanto estamos aqui sentados. Espero que, a 150 anos a partir de agora, a nossa ambivalência não permita que outro cineasta faça este filme", ?disse o diretor Steve? McQueen na cerimônia de premiação no Royal Opera House, em Londres.

O filme concorreu com "Gravidade", "Trapaça", "Capitão Phillips" e "Philomena".

Chiwetel Ejiofor, que estrela "12 anos de escravidão", também ganhou o prêmio de melhor ator. Já o prêmio de melhor atriz ficou com Cate Blanchett, por sua atuação em "Blue Jasmine".

O ator somali-americano Barkhad Abdi foi premiado como melhor ator coadjuvante em sua estreia, em "Capitão Phillips". Jennifer Lawrence levou a estatueta de melhor atriz coadjuvante por sua interpretação em "Trapaça" - filme que levou o prêmio de melhor roteiro original.

Porém, foi "Gravidade", de Alfonso Cuarón, que liderou o ranking de premiações. A produção ganhou em seis das 11 categorias que concorreu, incluindo os de melhor filme britânico, efeitos especiais, fotografia e música original. Cuarón ainda ganhou o Bafta de melhor diretor.

O filme italiano "A grande beleza", de Paolo Sorrentino, ganhou a categoria de melhor filme estrangeiro, e "Frozen - Uma Aventura Congelante", o de melhor animação.

A cerimônia contou com a presença de diversos nomes do cinema britânico e mundial, como Leonardo DiCaprio, Judi Dench, Tom Hanks e o casal Angelina Jolie e Brad Pitt.

O príncipe William também participou da cerimônia para entregar o Bafta honorário à veterana atriz britânica Helen Mirren, que interpretou no cinema e no teatro sua avó, a rainha Elizabeth II, em um dos momentos mais esperados da noite.

O Bafta é o último grande prêmio de cinema antes do Oscar, que será entregue no próximo dia 2 de março em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Acontece hoje a 1ª Parada online da Cidadania e do Orgulho LGBTQIA+/MS
Cultura
Feira Central “ressuscita” apresentações musicais nesta quinta
Cultura
Júlio Cocielo se tornou réu na Justiça de São Paulo sob acusação de racismo
Cultura
"Posso ver meus filhos novamente" diz Wesley Safadão após resultado negativo do exame da covid-19
Cultura
Toots Hibbert, a lenda do reggae, morre aos 77 anos na Jamaica
Cultura
Lives: Maiara e Maraísa e Marcos e Belutti agitam esta sexta
Cultura
DJ Danilo Bachega comemora 25 anos de carreira com remix de Lulu Santos
Cultura
Jads e Jadson fazem live hoje
Cultura
Autocine deste domingo tem atração para criançada e com “A raposa má”
Cultura
Carnaval de Corumbá entra para o calendário oficial de MS

Mais Lidas

Brasil
Elias Maluco é encontrado morto em presídio
Internacional
Noivo descobre traição antes do casamento e se vinga
Polícia
Pitbull invade quintal e ataca jovem e dona diz que "não pode fazer nada"
Polícia
Corpo de cabeleireiro é encontrado em rio