Depois de conhecer a dura realidade das crianças vítimas de violências nas varas da infância do Mato Grosso do Sul, a Procuradora de Justiça Ariadne Cantú decidiu colocar em contos, poemas e histórias infantis o lado lúdico que existe em cada criança em situação de perigo. "Por mais difícil que seja a situação, a criança tem um jeito diferente de enfrentar a realidade, sempre com esperança e fantasia renovadas a todo instante", conta Ariadne.
Para ela, essa é a formula que faz com que as crianças superem suas dificuldades, por piores que sejam, e faça com que elas gozem da sua infância. "Em qualquer lugar, elas compartilham o sonho comum de apenas poder brincar, aprender, ter amigos e uma família", define Ariadne, que está no seu sétimo livro.
A escritora, gaúcha de nascimento, que ainda atua no Ministério Público do Mato Grosso do Sul, vivenciou centenas dessas histórias durante o período em que trabalhou no atendimento a crianças vítimas de violações. Ela transformou sua experiência em linhas leves, porém recheadas de verdades presentes na infância roubada de tantas crianças.
O seu livro de estréia, voltado para o público adulto, "Retalhos de Verdades" (Editora Alvorada), foi apresentado com destaque na 15ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que aconteceu em setembro deste ano. A obra, única do gênero, é recheada de realismo, e contempla uma visão humanista e peculiar sobre um tema que condensa tantos desafios, como é a proteção da infância violada em seus direitos fundamentais. A obra será apresentada na próxima segunda-feira (7/11), a partir das 19hs, na Livraria Cultura (shopping Villa Lobos).
As obras vêm sendo utilizadas com sucesso em projetos educacionais de escolas do ensino fundamental. A autora, dedicada ao público infantil, tem vários projetos literários em andamento, que contemplarão também um livro de poemas escrito por crianças indígenas, em oficinas coordenadas por ela, nas aldeias de Mato Grosso do Sul.
Também são de sua autoria o livro de crônicas "30 dias" e o livro de poemas "Garatujas", ambos da editora Alvorada, dedicados ao público adulto, onde a autora oferece ao leitor textos repletos de sutilezas sobre sentimentos e vivências.
Serviço:
Onde: Livraria Cultura (shopping Villa Lobos).
Quando: dia 7/11 (segunda-feira), às 19hs
Texto: Kiyomori Mori
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Seis sul-mato-grossenses são premiados no Festival Internacional de Dança de MS

MS adere ao segundo ciclo da lei Aldir Blanc e mantém 100% de participação

3ª Roda Nacional de Violeiros celebra Dia da Música Caipira com shows e gastronomia na Capital

My Chemical Romance confirma retorno ao Brasil em fevereiro de 2026

ONG promove arraial para beneficiar crianças carentes de Campo Grande

Festival de Dança tem apresentações neste domingo em Campo Grande

"Não é só festa, é renovação de promessas", diz antropólogo sobre Banho de São João

Assembleia Legislativa realiza 3º 'Arraiá' com ações solidárias

Em MS, 41 mil famílias garantiram nova parabólica digital
