Menu
Menu
Busca quarta, 28 de fevereiro de 2024
Cultura

Casa de Manoel de Barros será inaugurada como polo Cultural

O espaço será aberto ao público geral a partir de outubro

22 setembro 2022 - 12h33Taynara Menezes

A casa onde o poeta Manoel de Barros viveu com sua família e serviu de inspiração nas últimas décadas de sua vida, em Campo Grande, será inaugurada neste domingo (25) como Polo Cultural, nomeada como Casa-Quintal Manoel de Barros. Para o público, o espaço será aberto somente em outubro, a partir do dia 19. 

O local terá recantos lúdicos que evocam a memória do escritor e oferecem espaços de interação com o público infantil. A visitação poderá ser agendada pela plataforma Sympla com início no dia 28 de setembro.

Além do ambiente doméstico, a biblioteca e o escritório do poeta serão expostos ao público, com exposição de documentos raros, cartas trocadas pelo poeta com amigos como o jornalista Pedro Espíndola, desenhos de sua autoria e fotos que retratam o cotidiano de Manoel na sua fazenda no pantanal e na residência em Campo Grande, a Casa-Quintal terá ainda uma sala imersiva concebida pelo artista visual Ivan Soares com imagens de Manoel de Barros dos filmes “Caramujo-Flor”, de Joel Pizzini e “Planuras”, de Maurício Copetti bem como registros audiovisuais de Ricardo Câmara Pieretti no interior da casa do escritor.

Na inauguração mais intima, no domingo, o local receberá a presença da atriz e poetisa, Elisa Lucinda; a poetisa indígena Gleycielli Nonato Guató e do grupo de jazz El Trio. Já na abertura ao público geral, está programada a participação da atriz e poetisa, Bruna Lombardi, que exibirá uma entrevista que fez para a TV nos anos 90 com o poeta na própria casa. 

 

Outra atração já confirmada para o dia 10 de novembro é a cantora e compositora Tetê Espíndola, que fará um pocket show na Casa com poemas musicados de Manoel de Barros. 

União voltada à preservação de uma história

Entre os artistas que aderiram a recriação da residência em “Casa-Quintal Manoel de Barros” estão os escritores Raduan Nassar, Mia Couto, Eucanaã Ferraz, Sérgio Medeiros, Adalberto Müller; os cantores e compositores, Ney Matogrosso, Tetê Espíndola, Adriana Calcanhoto, Alzira Espíndola, Egberto Gismonti, João Guilherme Ripper e as atrizes e poetisas, Bruna Lombardi, Elisa Lucinda, Gleycielli Nonato Guató.

Com idealização de Silvestre de Barros, Pedro Espíndola e Ricardo Pieretti Câmara, Curadoria de Joel Pizzini, Produção Executiva de Juliana Domingos, Direção de Arte de Mariana Villas-Bôas e Paula Bueno e uma equipe de colaboradores artísticos da cidade como Mary Saldanha, Casa Muxarabi, Thaís Pompêo, Roberta Siqueira, Renata Sibele e Bruno Atra, a Casa-Quintal abre as portas para todos que admiram o legado de Manoel de Barros.  

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Com diversas atrações, Semana do Artesão acontece em março em Campo Grande
Cultura
Tribunal de Contas promove cultura com exposição de arte no Espaço Cultural
Cultura
Natiruts anuncia fim da banda e última turnê do grupo; confira datas
Cultura
Simone Mendes tem conquista inédita no Spotify
Cultura
Mais fantasias e brilho! Capivara Blasé vai encerrar o Carnaval 2024 nesse sábado
Cultura
Em cinco dias de folia, mais de 80 mil pessoas curtiram o Carnaval na Capital
Cultura
Sem ideia para um rolê hoje? Sarau de Quarta é opção gratuita
Cultura
Primeira noite do desfile das Escolas de Samba da Capital agita Praça do Papa
Cultura
É Carnaval! Hoje tem mais desfile das escolas de Campo Grande e bloquinhos de rua
Cultura
Segundou com folia! Começa hoje desfile das escolas da Capital

Mais Lidas

Vídeos
Vídeo: Travesti bate em jovem e tribunal a pune
Justiça
Ex-secretários de saúde de Glória de Dourados são condenados pelo TCE-MS
Geral
Mulher de 33 anos morre após se queimar fritando ovo em casa
Justiça
Camila Jara enfrenta batalha jurídica no TRE