Menu
Busca sexta, 02 de dezembro de 2022
(67) 99647-9098
Cultura

Casa de Manoel de Barros será inaugurada como polo Cultural

O espaço será aberto ao público geral a partir de outubro

22 setembro 2022 - 12h33Taynara Menezes

A casa onde o poeta Manoel de Barros viveu com sua família e serviu de inspiração nas últimas décadas de sua vida, em Campo Grande, será inaugurada neste domingo (25) como Polo Cultural, nomeada como Casa-Quintal Manoel de Barros. Para o público, o espaço será aberto somente em outubro, a partir do dia 19. 

O local terá recantos lúdicos que evocam a memória do escritor e oferecem espaços de interação com o público infantil. A visitação poderá ser agendada pela plataforma Sympla com início no dia 28 de setembro.

Além do ambiente doméstico, a biblioteca e o escritório do poeta serão expostos ao público, com exposição de documentos raros, cartas trocadas pelo poeta com amigos como o jornalista Pedro Espíndola, desenhos de sua autoria e fotos que retratam o cotidiano de Manoel na sua fazenda no pantanal e na residência em Campo Grande, a Casa-Quintal terá ainda uma sala imersiva concebida pelo artista visual Ivan Soares com imagens de Manoel de Barros dos filmes “Caramujo-Flor”, de Joel Pizzini e “Planuras”, de Maurício Copetti bem como registros audiovisuais de Ricardo Câmara Pieretti no interior da casa do escritor.

Na inauguração mais intima, no domingo, o local receberá a presença da atriz e poetisa, Elisa Lucinda; a poetisa indígena Gleycielli Nonato Guató e do grupo de jazz El Trio. Já na abertura ao público geral, está programada a participação da atriz e poetisa, Bruna Lombardi, que exibirá uma entrevista que fez para a TV nos anos 90 com o poeta na própria casa. 

 

Outra atração já confirmada para o dia 10 de novembro é a cantora e compositora Tetê Espíndola, que fará um pocket show na Casa com poemas musicados de Manoel de Barros. 

União voltada à preservação de uma história

Entre os artistas que aderiram a recriação da residência em “Casa-Quintal Manoel de Barros” estão os escritores Raduan Nassar, Mia Couto, Eucanaã Ferraz, Sérgio Medeiros, Adalberto Müller; os cantores e compositores, Ney Matogrosso, Tetê Espíndola, Adriana Calcanhoto, Alzira Espíndola, Egberto Gismonti, João Guilherme Ripper e as atrizes e poetisas, Bruna Lombardi, Elisa Lucinda, Gleycielli Nonato Guató.

Com idealização de Silvestre de Barros, Pedro Espíndola e Ricardo Pieretti Câmara, Curadoria de Joel Pizzini, Produção Executiva de Juliana Domingos, Direção de Arte de Mariana Villas-Bôas e Paula Bueno e uma equipe de colaboradores artísticos da cidade como Mary Saldanha, Casa Muxarabi, Thaís Pompêo, Roberta Siqueira, Renata Sibele e Bruno Atra, a Casa-Quintal abre as portas para todos que admiram o legado de Manoel de Barros.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Escritora vem a Campo Grande para lançamento do livro "Mulheres da Nova Aliança"
Cultura
"Arte no Paço" inaugura nesta segunda última exposição de 2022
Cultura
Dama do Rasqueado: Tributo à Delinha será na noite de hoje pelo Youtube
Cultura
Futura Primeira-dama de MS participa de Projeto Social na Capital
Cultura
Dezembro vem aí com atrações do 'Sarau no Parque' já definidas
Cultura
Já sabe onde assistir aos jogos da Copa do Mundo? O JD1 te ajuda
Cultura
"Chorei muito", diz Lady Gaga sobre indicação ao Grammy
Cultura
Projeto 'Ativa Idade' se apresenta no Teatro Glauce Rocha nesta quarta-feira
Cultura
Filme 'Casa' é exibido em Mostra de Cinema Brasileiro na Capital
Cidade
Na véspera de feriado bancos e comércio funcionam normalmente

Mais Lidas

Polícia
JD1TV: Em plena luz do dia, homem é alvejado por trio na Mata do Jacinto
Polícia
Morto na Mata do Jacinto tinha passagem por homicídio, roubo e tráfico
Polícia
JD1TV: Imagens mostram momento que jovem é perseguido por atiradores na Capital
Polícia
Jovem passa mal e morre após fumar narguilé e beber cerveja na Capital