Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Cultura

Campo-grandenses relembram de Cine CG com ingressos a R$ 2,50 e filas gigantes

Antigo prédio dará lugar a um espaço cultural no Centro da Capital

13 setembro 2022 - 12h12Taynara Menezes

Inaugurado na década de 80, o antigo ‘Cine Campo Grande’ foi palco de muitas histórias, lembranças e experiências vivenciadas na Capital. Após 10 anos do encerramento de suas atividades, em 2012, o antigo prédio ganhou um novo projeto e dará lugar a um espaço cultural.

O JD1 conversou com campo-grandenses que tiveram bons momentos no local histórico. A jornalista, Evelyn Thamaris, de 31 anos, recorda que sua primeira vez no cinema foi no Cine Campo Grande, onde assistiu o clássico Titanic.

“Minha primeira vez no cinema foi lá, então fez parte da minha infância e trago comigo muitas memórias afetivas do local, na época, eu tinha oito anos e me lembro da fila enorme quase chegando na esquina, também me lembro que fiquei encantada, era tudo novo pra mim” recorda.

De lá pra cá, muitas coisas mudaram no cinema brasileiro com as evoluções da tecnologia e modernidade. O intervalo dentro da programação do filme e as poltronas sem marcações marcaram a jornalista. 

“Uma coisa que chamou a atenção, foi o intervalo que ocorria no meio da exibição do filme, de repente uma voz gritou ‘intervalo’ e o pessoal saiu para ir ao banheiro comprar mais pipoca e depois de 15 minutos retornamos, outra coisa engraçada, é que não escolhíamos poltronas, sentávamos onde queríamos, não havia marcações” explica.

As tradicionais promoções, ofertadas uma vez por semana, no cinema também deixaram boas memorias na professora, Patrícia de Almeida Brito, 41 anos. “Eu me lembro que na quarta feira era o dia de promoção. Se não me falha a memória o valor era R$ 2,50, então eu costumava ir às quartas para pegar a promoção” conta.

As filas para assistir filmes no local também ficou marcada na memória de Patrícia, segundo ela o cinema era concorrido pelo preço acessível e facilidade para entrada. "Tenho boas lembranças, tinha fila porque o preço era acessível e, na época, só tinha esse cinema. Depois que surgiu os outros cinemas do shopping e cinema da rodoviária não era para todos os grupos de pessoas" compara. 

Histórico 

Administrado pelo grupo “Cinematográfica Araújo”, o cinema encerrou suas atividades em novembro de 2012, sem aviso prévio. Localizado na rua 15 de novembro, o local era conhecido pelo preço mais barato da cidade. 

O grupo que era proprietário do prédio, ainda atua em Mato Grosso do Sul com duas salas de cinema ativas em Dourados.

Novo projeto 

Devido à importância que o cinema teve para a cidade, o Sesc MS, adquiriu o local e pretende lançar um espaço cultural, para apresentações de dança e teatro, exibições de filmes, oficinas de arte e instrumentos musicais, além de espaço de leitura. A expectativa é de que se finalizem todas as instâncias de aprovação em 2022, para que se iniciem as obras em 2023.

A proposta é trazer um novo espaço cultural, no centro de Campo Grande, acessível a todos, onde diferentes linguagens culturais possam ser expressas. Com projeção de filmes, mas que também possa ser utilizado para apresentações de peças teatrais e de dança; biblioteca com ambiente para leitura; salas com acústica para realização de aulas de música e coral, bem como, um hall disponível para viabilização de eventos e uma cafeteria a fim de atender o público visitante.

Conforme o Sesc, o projeto está em tramitação junto à Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) visando a aprovação do projeto para posterior retirada do alvará de construção, e junto à Planutb, com vistas a obter a GDU – Guia de Diretrizes Urbanísticas, documento que dá as diretrizes para a implantação do empreendimento.

Após a aprovação pelos órgãos, serão finalizados os demais projetos complementares e iniciado processo licitatório para contratação de empresa para execução da obra. A equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria responsável pelo Sesc para mais detalhes do projeto e tramitação, porém, não tivemos retorno até o final desta matéria. 

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Restaurante homenageia culinária de MS com a exposição "Alimentando Arte"
Cultura
Restaurante homenageia culinária de MS com a exposição "Alimentando Arte"
Ney Matogrosso
Cultura
Ney Matogrosso traz turnê 'Meu Bloco na Rua' para Campo Grande em novembro
Dançando a Melhor Idade
Cultura
60+ ativo! Projeto oferece oficina gratuita de dança na Capital
Toni Garrido
Cultura
Em maio, Toni Garrido será a próxima atração do 'MS Ao Vivo'
Circuito Gastronômico é chance para reconhecimento da gastronomia de MS, diz chef
Cultura
Circuito Gastronômico é chance para reconhecimento da gastronomia de MS, diz chef
Gabriel Chiad
Cultura
JD1TV - "Bom para dançar coladinho": Gabriel Chiad fala sobre 'forronejo' na Capital
Projeto 'Estimulando o dançar' oferece aulas gratuitas de ballet na Capital
Cultura
Projeto 'Estimulando o dançar' oferece aulas gratuitas de ballet na Capital
Grupo Falamansa
Cultura
'MS ao Vivo' terá show de forró com Falamansa neste domingo na Capital
Veja os valores e onde comprar ingressos para exposição imersiva de Van Gogh
Cultura
Veja os valores e onde comprar ingressos para exposição imersiva de Van Gogh
Artistas já confirmados no Festival de Inverno de Bonito de 2024
Cultura
Festival de Inverno de Bonito 2024: veja atrações já confirmadas

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
"Playboy da Mansão" Marcel Costa Hernandes Colombo, 31 anos, foi assassinado com tiros de pistola 9mm
Justiça
Após derrotas recursais, 'Jamilzinho' vai a júri pela morte de 'Playboy da Mansão'
Foto: Câmara Municipal
Política
Claudinho Serra desmente renúncia