Menu
Busca sexta, 02 de dezembro de 2022
(67) 99647-9098
Cultura

Campo-grandenses relembram de Cine CG com ingressos a R$ 2,50 e filas gigantes

Antigo prédio dará lugar a um espaço cultural no Centro da Capital

13 setembro 2022 - 12h12Taynara Menezes

Inaugurado na década de 80, o antigo ‘Cine Campo Grande’ foi palco de muitas histórias, lembranças e experiências vivenciadas na Capital. Após 10 anos do encerramento de suas atividades, em 2012, o antigo prédio ganhou um novo projeto e dará lugar a um espaço cultural.

O JD1 conversou com campo-grandenses que tiveram bons momentos no local histórico. A jornalista, Evelyn Thamaris, de 31 anos, recorda que sua primeira vez no cinema foi no Cine Campo Grande, onde assistiu o clássico Titanic.

“Minha primeira vez no cinema foi lá, então fez parte da minha infância e trago comigo muitas memórias afetivas do local, na época, eu tinha oito anos e me lembro da fila enorme quase chegando na esquina, também me lembro que fiquei encantada, era tudo novo pra mim” recorda.

De lá pra cá, muitas coisas mudaram no cinema brasileiro com as evoluções da tecnologia e modernidade. O intervalo dentro da programação do filme e as poltronas sem marcações marcaram a jornalista. 

“Uma coisa que chamou a atenção, foi o intervalo que ocorria no meio da exibição do filme, de repente uma voz gritou ‘intervalo’ e o pessoal saiu para ir ao banheiro comprar mais pipoca e depois de 15 minutos retornamos, outra coisa engraçada, é que não escolhíamos poltronas, sentávamos onde queríamos, não havia marcações” explica.

As tradicionais promoções, ofertadas uma vez por semana, no cinema também deixaram boas memorias na professora, Patrícia de Almeida Brito, 41 anos. “Eu me lembro que na quarta feira era o dia de promoção. Se não me falha a memória o valor era R$ 2,50, então eu costumava ir às quartas para pegar a promoção” conta.

As filas para assistir filmes no local também ficou marcada na memória de Patrícia, segundo ela o cinema era concorrido pelo preço acessível e facilidade para entrada. "Tenho boas lembranças, tinha fila porque o preço era acessível e, na época, só tinha esse cinema. Depois que surgiu os outros cinemas do shopping e cinema da rodoviária não era para todos os grupos de pessoas" compara. 

Histórico 

Administrado pelo grupo “Cinematográfica Araújo”, o cinema encerrou suas atividades em novembro de 2012, sem aviso prévio. Localizado na rua 15 de novembro, o local era conhecido pelo preço mais barato da cidade. 

O grupo que era proprietário do prédio, ainda atua em Mato Grosso do Sul com duas salas de cinema ativas em Dourados.

Novo projeto 

Devido à importância que o cinema teve para a cidade, o Sesc MS, adquiriu o local e pretende lançar um espaço cultural, para apresentações de dança e teatro, exibições de filmes, oficinas de arte e instrumentos musicais, além de espaço de leitura. A expectativa é de que se finalizem todas as instâncias de aprovação em 2022, para que se iniciem as obras em 2023.

A proposta é trazer um novo espaço cultural, no centro de Campo Grande, acessível a todos, onde diferentes linguagens culturais possam ser expressas. Com projeção de filmes, mas que também possa ser utilizado para apresentações de peças teatrais e de dança; biblioteca com ambiente para leitura; salas com acústica para realização de aulas de música e coral, bem como, um hall disponível para viabilização de eventos e uma cafeteria a fim de atender o público visitante.

Conforme o Sesc, o projeto está em tramitação junto à Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) visando a aprovação do projeto para posterior retirada do alvará de construção, e junto à Planutb, com vistas a obter a GDU – Guia de Diretrizes Urbanísticas, documento que dá as diretrizes para a implantação do empreendimento.

Após a aprovação pelos órgãos, serão finalizados os demais projetos complementares e iniciado processo licitatório para contratação de empresa para execução da obra. A equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria responsável pelo Sesc para mais detalhes do projeto e tramitação, porém, não tivemos retorno até o final desta matéria. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Escritora vem a Campo Grande para lançamento do livro "Mulheres da Nova Aliança"
Cultura
"Arte no Paço" inaugura nesta segunda última exposição de 2022
Cultura
Dama do Rasqueado: Tributo à Delinha será na noite de hoje pelo Youtube
Cultura
Futura Primeira-dama de MS participa de Projeto Social na Capital
Cultura
Dezembro vem aí com atrações do 'Sarau no Parque' já definidas
Cultura
Já sabe onde assistir aos jogos da Copa do Mundo? O JD1 te ajuda
Cultura
"Chorei muito", diz Lady Gaga sobre indicação ao Grammy
Cultura
Projeto 'Ativa Idade' se apresenta no Teatro Glauce Rocha nesta quarta-feira
Cultura
Filme 'Casa' é exibido em Mostra de Cinema Brasileiro na Capital
Cidade
Na véspera de feriado bancos e comércio funcionam normalmente

Mais Lidas

Polícia
JD1TV: Em plena luz do dia, homem é alvejado por trio na Mata do Jacinto
Polícia
Morto na Mata do Jacinto tinha passagem por homicídio, roubo e tráfico
Polícia
JD1TV: Imagens mostram momento que jovem é perseguido por atiradores na Capital
Polícia
Jovem passa mal e morre após fumar narguilé e beber cerveja na Capital