Menu
Menu
Busca quinta, 29 de fevereiro de 2024
Cultura

Doces, alegria e caridade; São Cosme e Damião é data de doçura para umbandistas

Na Capital, pai de santo Kitalanguange faz festa tradicional há mais de 7 anos

27 setembro 2022 - 12h50Evelyn Thamaris    atualizado em 28/09/2022 às 09h07

Popularmente lembrada pelos doces, a data de 27 de setembro é marcada pela celebração do Dia de São Cosme e Damião. Tradicionalmente comemorado por diversas religiões, em Campo Grande a pluralidade de doutrinas é visível, indo do católico até as religiões de matrizes afro-brasileiras, como o Candomblé e a Umbanda. Yam Amaral, de 26 anos, pai de santo umbandista é um dos que desenvolve atividades vinculadas a Cosme e Damião há mais de sete anos.

Natural do município de Jardim, interior de Mato Grosso do Sul, o Pai de Santo Kitalanguange, como é conhecido na doutrina, integra a Umbanda a cerca de 10 anos. Na Capital, há 7, ele está a frente de um terreiro no Bairro Nhanhá em Campo Grande, onde realiza tradicionalmente a festa que comemora o dia de São Cosme e Damião.

O sacerdote conta em entrevista ao JD1 que a festa é realizada no dia 12 de outubro. “Como o dia 27 de setembro não é feriado e na maior parte das vezes cai em dia de semana, realizamos no Dia das Crianças, como uma maneira de contar mais com a participação das pessoas, principalmente as crianças que anseiam pelos tão famosos doces de São Cosme e Damião”, ressalta Yam.

O pai de santo dá detalhes dos festejos ressaltando o trabalho social, de oportunizar um momento de alegria, desenvolvido pelos membros do Templo de Umbanda Pai Francisco das Matas e Cacique Aymoré. “Começamos à tarde, por volta das 14h, com a distribuição de cachorro-quente, salgados, bolo refrigerante e claro os saquinhos de doces para a garotada. Ao anoitecer encerramos com um delicioso jantar”.

Uma curiosidade deste ano será unificação de terreiros que se unirá para uma grandiosa festa no próximo dia 12 de outubro, além da participação de um padre que realizará uma celebração, contando com procissão e carro de som. Ato que deve se concretizar como a quebra de preconceitos em torno das religiões.

“É com grande alegria que estaremos no dia 12 de outubro na Tenda de Umbanda Pai Francisco das Matas Cacique Aymoré celebrando a festa dos Santos Cosme, Damião e Doum no dia da Padroeira do Brasil (Nossa Senhora da Conceição Aparecida). A Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida (réplica da aparição) será transladada para a Tenda e estará para veneração de todos durante a festa”, diz Frei Bruno Silva, responsável pela celebração, que complementa fortalecendo o ideal de fé: Unidos pelo que nos assemelha, jamais segregados pelo que nos difere!

Vale ainda destacar que todos que trabalham e se empenham na realização da festa, seguem um preceito de fé, amor e dedicação, onde a maior bandeira é fazer o bem, espalhando bençãos guiadas pelos santos e orixás. “Dia de São Cosme e Damião é uma data importante, especial para louvar as crianças e também do encontro com nossa criança interior. Emanar toda a doçura, esperança, pureza e caridade”, conclui o Kitalanguange.

São Cosme e Damião

Consonante a história popular, Cosme e Damião são santos com origens muito antigas, que ultrapassariam inclusive  a Igreja Católica. Irmãos gêmeos, Cosme e Damião teriam nascido na região da Ásia Menor, por volta do século 3º. Os dois seriam médicos e com muita bondade exerceram a profissão de forma voluntária, não aceitando nenhum pagamento pelo serviço.

Cristãos, em um momento onde o Império Romano não aceitava o cristianismo, eles foram perseguidos e mortos pelo imperador da época, por volta do século 4º. Sendo assim, a trajetória de vida exemplar e mártir serviram como preceito para a santificação de ambos.

Professor da PUC, Junior Vasconcelos do Amaral, relata que os irmãos foram decapitados por uma espada. Morreram juntos, enterrados lado a lado.

Por exercerem o ofício médico, São Cosme e São Damião são tidos como padroeiros dos cirurgiões, médicos, farmacêuticos e também das crianças, dos barbeiros e dos cabeleireiros.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Com diversas atrações, Semana do Artesão acontece em março em Campo Grande
Cultura
Tribunal de Contas promove cultura com exposição de arte no Espaço Cultural
Cultura
Natiruts anuncia fim da banda e última turnê do grupo; confira datas
Cultura
Simone Mendes tem conquista inédita no Spotify
Cultura
Mais fantasias e brilho! Capivara Blasé vai encerrar o Carnaval 2024 nesse sábado
Cultura
Em cinco dias de folia, mais de 80 mil pessoas curtiram o Carnaval na Capital
Cultura
Sem ideia para um rolê hoje? Sarau de Quarta é opção gratuita
Cultura
Primeira noite do desfile das Escolas de Samba da Capital agita Praça do Papa
Cultura
É Carnaval! Hoje tem mais desfile das escolas de Campo Grande e bloquinhos de rua
Cultura
Segundou com folia! Começa hoje desfile das escolas da Capital

Mais Lidas

Vídeos
Vídeo: Travesti bate em jovem e tribunal a pune
Justiça
Ex-secretários de saúde de Glória de Dourados são condenados pelo TCE-MS
Polícia
Bêbadas, mulheres dizem ter sido abandonadas pela PM na BR-163 após suposta abordagem
Geral
Aposentado viaja de motor home com a esposa e já percorreu mais de 120 mil km