Menu
Busca quinta, 24 de setembro de 2020
(67) 99647-9098
TJMS setembro20
Cultura

Exposição Naif será inaugurada nesta sexta-feira

14 maio 2014 - 10h28Via CG Notícias
Os artistas Naifs Cecílio Vera, Nofal e Lucio Laranjeira expõem na Galeria de Vidro da Ferrovia a partir desta sexta-feira (16), à 19h30min, até o dia 15 de junho. A mostra busca valorizar e divulgar essa vertente artística, a arte Naif, que nasceu na França na década de 1950, fortemente marcada por elementos que caracterizam a cultura popular. A exposição que é promovida pela Fundaç (Fundação Municipal de Cultura) e tem entrada gratuita.

O Artista Naif produz com liberdade, sem limites formais, com técnica de caráter primitivista que não busca a perfeição da imagem. Tem uma forte ligação com a arte popular por sua simplicidade e ingenuidade, mostrando o cotidiano das pessoas com harmonia e força.

Cecílio Vera
Cecílio Vera começou a pintar em 1984. Premiado em várias exposições no estado e fora, já participou da Bienal Naif de Piracicaba, um grande evento cultural de expressiva repercussão e referência para todos aqueles que possuem algum vínculo com esse estilo de arte . "A arte Naif é uma arte ingênua, livre. É um trabalho em que o artista geralmente é autodidata, já nasce com o dom de pintar sem se preocupar com formas, sombras e perspectivas. Do jeito que ele imagina, ele joga o trabalho na tela, para mostrar o que ele sente, o que ele vê e viu em volta dele na infância", diz o artista.

Sidney Nofal
Artista plástico e poeta, Sidney Nofal cria com temas diversificados, entre eles, a roça, a festa junina e a festa após a colheita. Já participou da Bienal Brasileira de Arte e de três Bienais em São Paulo. Nofal conta que "rabiscava" desde criança e quando veio para Campo Grande, em 1990, teve seu trabalho reconhecido.

Lucio Laranjeira
Lucio Laranjeira começou com a propaganda e publicidade, meio em que conheceu amigos da arte e desenvolveu sua pintura. "Meu trabalho é baseado basicamente em animais do nosso estado”. A partir dos animais do Pantanal, Lucio cria situações inusitadas com criatividade, uma espécie de brincadeira com os bichos, e o resultado são os animais jogando bola, tocando instrumentos musicais e sendo inseridos em diversos contextos. Também pinta cenas do folclore brasileiro, como os vilarejos, casamento caipira e coisas do cotidiano rural. Entre os animais retratados pelo artista plástico estão tuiuiús, jacarés, garças, araras e tucanos.

Serviço
Exposição Naif
Local: Galeria de Vidro da Ferrovia. Av. Calógeras esquina com a Av. Mato Grosso.
Abertura: 16 de maio, sexta-feira
Horário: Abertura oficial 19h30min
Rota do Pantanal

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Acontece hoje a 1ª Parada online da Cidadania e do Orgulho LGBTQIA+/MS
Cultura
Feira Central “ressuscita” apresentações musicais nesta quinta
Cultura
Júlio Cocielo se tornou réu na Justiça de São Paulo sob acusação de racismo
Cultura
"Posso ver meus filhos novamente" diz Wesley Safadão após resultado negativo do exame da covid-19
Cultura
Toots Hibbert, a lenda do reggae, morre aos 77 anos na Jamaica
Cultura
Lives: Maiara e Maraísa e Marcos e Belutti agitam esta sexta
Cultura
DJ Danilo Bachega comemora 25 anos de carreira com remix de Lulu Santos
Cultura
Jads e Jadson fazem live hoje
Cultura
Autocine deste domingo tem atração para criançada e com “A raposa má”
Cultura
Carnaval de Corumbá entra para o calendário oficial de MS

Mais Lidas

Polícia
Dois são presos tentando entrar com drogas em presídio
Polícia
Iagro aprende 120 cabeças de gado e documentação falsa
Polícia
Operação contra o jogo do bicho vaza e é antecipada
Polícia
No Pernambuco, bandido usa nome de campo-granense para comprar celular