O centenário de Helena Meirelles, a 'Dama da Viola' está sendo comemorado com uma homenagem no MIS (Museu da Imagem e do Som) com uma exposição historiográfica, com curadoria do fotógrafo Bolívar Porto, que retrata toda a trajetória da violeira.
A mostra "100 Anos da Grande Dama da Viola" permanece até 15 de setembro no MIS.
A exposição no MIS contou uma série de eventos em comemoração aos cem anos de Helena Meirelles, que terminou nesta sexta-feira.
Nascida em Bataguassu, na época distrito de Nova Andradina, Helena Pereira Meirelles cresceu rodeada de peões, comitivas e violeiros. Fascinada pelas violas caipiras, aprendeu a tocar às escondidas, pois sua família não permitia. Aos poucos, ficou conhecida entre os boiadeiros da região.
Casou-se aos 17 anos por imposição dos pais, abandonando o marido pouco tempo depois para juntar-se a um paraguaio que tocava violão e violino. Após outra separação, decidiu tocar viola em bares e farras, deixando os filhos com pais adotivos, até encontrar seu terceiro marido, com quem viveu por mais de 35 anos.
Depois de desaparecer por mais de 30 anos, foi encontrada doente por uma irmã, que a levou para São Paulo, onde foi "descoberta pela mídia" através de uma matéria elogiosa na revista norte-americana "Guitar Player". Apresentou-se em um teatro pela primeira vez aos 67 anos e gravou discos em seguida.
Em 1993, foi escolhida pela Guitar Player como uma das "100 mais" por sua atuação nas violas de 6, 8, 10 e 12 cordas. Sua música é reconhecida em Mato Grosso do Sul como uma expressão das raízes e da cultura regional. Helena faleceu aos 81 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória decorrente de pneumonia crônica.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Domingo é dia de Vanessa da Mata no MS Ao Vivo e evento de stand up na Capital

Filme 'A Dama do Rasqueado' estreia em homenagem à cantora Delinha

Mais Forte aos 40: Roberto Cunha alcança sucesso de números na pré-venda

É amante do rock? Campo Grande é palco do 1° Rock Fest nesta quinta-feira

Projeto leva espetáculo e oficina gratuitos a Campo Grande nesta sexta

JD1TV: Lenda da "Bruxa da Sapolândia" ainda intriga e assombra memória da Capital

Festival D'Água na Peneira celebra a primeira infância com arte e cultura na Capital

Parada Nerd Pocket agita Campo Grande até domingo com entrada gratuita

Show do Raça Negra em novembro na Capital terá "Praça do Samba" e convidados
