O Bioparque Pantanal, buscando a acessibilidade, inaugurou o espaço Biotátil, que permite que pessoas cegas e de baixa visão conheçam por meio do tato os objetos que compõem a cenografia dos tanques, como pedras, areia, casos e folhas, e animais taxidermizados.
O espaço faz parte do projeto “Bioparque para Todos, iguais na diferença”, que busca ampliar, inovar e aperfeiçoar as atividades que proporcionam experiências imersivas.
A diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, explica que o objetivo é possibilitar que todos possam experienciar o local de uma maneira ou outra. “Nós queremos que as pessoas sintam a emoção do momento e consigam vislumbrar, ainda que pelo toque, as riquezas do nosso Pantanal”, comentou.
A subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos, foi uma das pessoas que experienciou o espaço. “Eu que tenho baixa visão, tive a possibilidade de enxergar. Hoje temos pessoas que não têm nenhuma visão desde bebê e pra elas é uma experiência fantástica, poder tocar em um animal e ver os detalhes, sentir uma semente. Pra quem viveu no campo é uma forma de reviver momentos, é tudo gratificante”, explicou.
O projeto já atendeu as demandas de outros grupos de pessoas com deficiência, com exemplos sendo a implementação tablet com informações dos tanques em libras e audiosdecrição.
“Estamos sempre em busca de inovação para todos, sem distinção e que dentro de suas particularidades possam desfrutar e vivenciar uma verdadeira experiência no Bioparque Pantanal”, reforçou Balestieri.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cidade da Páscoa inicia programação hoje nos Altos da Afonso Pena

Show de Marisa Monte em Campo Grande pode ser parcelado em até 4 vezes

JD1TV: Documentário sobre sobá será exibido na Feira Central nesta quarta-feira

Cidade da Páscoa inaugura nesta sexta-feira nos altos da Afonso Pena

Semana do teatro e circo apresentará peças gratuitas por 3 dias na Capital

Feira com participação de artesãos indÃgenas segue aberta

Com mais um dia de festa, Festival de Inverno de Bonito acontecerá em agosto

Com mais de 150 artesãos, feira "Mãos que Criam" inicia hoje na Capital

Cidade da Páscoa: Prefeitura promove "Páscoa da FamÃlia" nos Altos da Afonso Pena
