Menu
Menu
Busca sexta, 01 de março de 2024
Cultura

O legado da Tocha Olímpica para o turismo de Mato Grosso do Sul

O estado tem o ecoturismo como principal atração

25 junho 2016 - 15h35FundTur

Nove municípios de Mato Grosso do Sul foram escolhidos para receber o Tour da Tocha no estado. Com pernoites na capital Campo Grande e em Dourados, o roteiro ainda conta com Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante, Itaporã, Nova Andradina, Bataguassu e Bonito, aquela cidade que faz jus ao nome com seus rios que mais parecem aquários e fazem a alegria dos mergulhadores.

São milhões de pessoas de todo o planeta de olho no Brasil durante os eventos de passagem da Tocha Olímpica, o maior símbolo das Olimpíadas. A megaexposição vai colocar os destinos nacionais na vitrine do mundo. Segundo o Ministério do Turismo (MTur) essa é uma excelente oportunidade para consolidar o setor de viagens como um vetor da economia e será uma alavanca da geração de emprego e renda no país. E no Mato Grosso do Sul esse legado não será diferente.

Composto por 10 regiões turísticas, Mato Grosso do Sul tem o ecoturismo como seu carro-chefe. As regiões de Bonito – Serra da Bodoquena, Pantanal e Campo Grande – Caminhos dos Ipês são as principais receptoras de turistas no estado. Mas quem desembarca em terras sul-mato-grossenses se surpreende com suas potencialidades turísticas. E para vivenciar um pouco dessas belezas e contar ao mundo sobre a experiência vivida, um grupo de jornalistas participará de uma press trip (viagem de imprensa) promovida pela organização olímpica na região de Dourados, durante a passagem da tocha.

Os destinos sul-mato-grossenses ofertam segmentos voltados ao turismo de aventura, turismo rural, o ecoturismo e a pesca esportiva. O estado abriga a maior área alagável do mundo, o Pantanal, que ocupa 65% da região cercada de biomas como Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.

Ainda segundo o MTur, o turismo contribui com 3,7% do PIB e emprega mais de três milhões de pessoas no país. Apesar disso o turismo ainda tem tido investimentos muito aquém do que deveria ter, já que é um importante setor para o desenvolvimento econômico do Brasil. Durante a Olimpíada e Paralimpíada, a atividade turística será o maior beneficiado na promoção espontânea do país, e com isso, deve estimular o interesse de turistas nacionais e internacionais para os diversos destinos.

Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Nelson Cintra, o evento de passagem da Tocha Olímpica por nove municípios de Mato Grosso do Sul traz muitos benefícios para o turismo do Estado. “É uma grande oportunidade para o nosso estado ser visto pelo mundo, especialmente para o turismo, já que um evento desse porte pode alavancar equipamentos como restaurantes, hotéis e inclusive estimular o desenvolvimento da atividade turística em cidades onde ela não é explorada”, ressalta.

Diante disso, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul espera garantir que a experiência dos turistas que visitam o estado seja a melhor possível, para despertar neles o desejo de retornar e viver tudo o que o estado tem para oferecer.

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Arena MS Cultural comemora o Dia da Mulher neste domingo
Cultura
Choro musicado agora é Patrimônio Cultural do Brasil
Cultura
Com diversas atrações, Semana do Artesão acontece em março em Campo Grande
Cultura
Tribunal de Contas promove cultura com exposição de arte no Espaço Cultural
Cultura
Natiruts anuncia fim da banda e última turnê do grupo; confira datas
Cultura
Simone Mendes tem conquista inédita no Spotify
Cultura
Mais fantasias e brilho! Capivara Blasé vai encerrar o Carnaval 2024 nesse sábado
Cultura
Em cinco dias de folia, mais de 80 mil pessoas curtiram o Carnaval na Capital
Cultura
Sem ideia para um rolê hoje? Sarau de Quarta é opção gratuita
Cultura
Primeira noite do desfile das Escolas de Samba da Capital agita Praça do Papa

Mais Lidas

Geral
Aposentado viaja de motor home com a esposa e já percorreu mais de 120 mil km
Polícia
JD1TV AGORA: Rapaz é assassinado com vários tiros no Aero Rancho
Polícia
Polícia 'estoura' galpão cheio de contrabando na Guaicurus, em Campo Grande
Polícia
Bêbadas, mulheres dizem ter sido abandonadas pela PM na BR-163 após suposta abordagem