Menu
Menu
Busca terça, 17 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Cultura

Pai da bossa nova, João Gilberto morre aos 88 anos

Cantor morreu em casa, no Rio de Janeiro, informou o filho João Marcelo

06 julho 2019 - 16h30Rauster Campitelli, com informações do G1

Um dos criadores da bossa nova, João Gilberto morreu neste sábado (6), aos 88 anos. O músico, que sofria com problemas de saúde há algum tempo, morreu em casa, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada ao G1 pelo seu filho, João Marcelo Gilberto, que mora nos Estados Unidos.

Ele também deixa outros dois filhos, Bebel e Luisa. "Meu pai morreu. Sua luta foi nobre, ele tentou manter sua dignidade ao perder sua soberania", escreveu João Marcelo no Facebook. "Gostaria de agradecer a Maria do Ceu por estar a seu lado no final. Ela foi sua verdadeira amiga e companheira".

Recluso, João foi interditado judicialmente pela filha, Bebel Gilberto, no fim de 2017. A interdição motivou uma disputa familiar entre Bebel e João Marcelo. Em nota, a advogada de Bebel disse que a intervenção foi motivada por problemas de saúde e complicações financeiras do cantor.

João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, cantor e violonista baiano, concluiu em 1961 a trilogia de álbuns fundamentais que apresentaram a bossa nova ao mundo: "Chega de saudade" (1959), "O amor, o sorriso e a flor" (1960) e "João Gilberto" de 1961.

Bossa Nova

O álbum que marcou o início da bossa nova, "Chega de saudade", traz composição de Tom Jobim (1927-1994) e Vinicius de Moraes (1913-1980) que havia sido apresentada em um LP em abril de 1958 por Elizeth Cardoso (1920-1990). Com a voz de João, a versão mais conhecida da música foi lançada em agosto do mesmo ano.

O artista não parou com suas criações e seguiu com shows e discos que se tornaram obras de arte, como é o caso de "Amoroso”, álbum gravado nos Estados Unidos entre 1976 e 1977 sob o selo Warner Music.

O disco foi relançado no Brasil em formato longo durante os festejos dos 60 anos da Bossa Nova. O álbum celebra o encontro harmonioso do artista brasileiro com o maestro alemão Claus Ogerman (1930-2016).

A produção de João foi objeto de uma disputa judicial em 2018. A defesa do cantor pedia uma revisão no valor de uma indenização da gravadora EMI Records, hoje controlada pela Universal Music. Em 2015, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) proibiu a empresa de vender os discos do artista sem seu consentimento. A Universal não comenta o caso.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Com entrada gratuita, a atração é voltada para todas as idades
Cultura
Shopping recebe exposição internacional de dragões com entrada gratuita
Show da banda acontece em abril na cidade sul-mato-grossense
Cultura
Mais de 30 mil ingressos já foram vendidos para show do Guns N' Roses em Campo Grande
Wagner Moura concorria na categoria de melhor ator
Cultura
'O Agente Secreto' encerra campanha sem prêmios no Oscar 2026
Wagner Moura em 'O Agente Secreto'
Cultura
'O Agente Secreto' e Wagner Moura podem ganhar o Oscar 2026 neste domingo
Filme brasileiro será transmitido de graça
Cultura
Feira de adoção, show sertanejo e cinema ao ar livre agitam sábado em Campo Grande
CBF define datas e horários dos jogos da 4ª fase da Copa do Brasil
Cultura
CBF define datas e horários dos jogos da 4ª fase da Copa do Brasil
Festival do Café e show de Ralf e Paraná estão entre as opções que agitam a Capital
Cultura
Festival do Café e show de Ralf e Paraná estão entre as opções que agitam a Capital
Governo de MS abre edital de até R$ 900 mil para realização de festivais culturais
Cultura
Governo de MS abre edital de até R$ 900 mil para realização de festivais culturais
Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados antecipadamente pela internet
Cultura
Cinema gratuito ao ar livre exibe "Minha irmã e eu" neste sábado em parque de Campo Grande
Sejuv realiza segunda edição do "Papo Delas" nesta quarta-feira em Campo Grande
Cultura
Sejuv realiza segunda edição do "Papo Delas" nesta quarta-feira em Campo Grande

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pela vítima
Polícia
Pescador escorrega de barranco, cai no rio e desaparece em Rochedo
Jamile está internada na Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Família pede doação de sangue para funcionária pública que perdeu a perna em atropelamento
Viatura do Batalhão de Choque na chegada a Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova
Imagem ilustrativa
Polícia
Funcionário encontra corpo em estado de decomposição em fazenda de delegado em MS